TRACAJÁ









Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem:
Chelonia
Família: Pelomedusidae
Género: Podocnemis
Espécie: P. unifilis
Nome científico: Podocnemis unifilis
Nome em inglês: Yellow-spotted Amazon River Turtle


Descrição
O tracajá (Podocnemis unifilis) é uma espécie de cágado comum na Amazônia, encontrada nas regiões Norte, Centro-oeste e parte da região Nordeste. Quando adulta pode chegar a 45 cm e pesar 8 kg e podem viver 70 a 90 anos.

Alimentação
Eles se alimentam de frutas, ervas, peixes e pequenos invertebrados .

Ameaças
É um animal muito visado pelo comércio ilegal porque faz parte do cardápio habitual das populações ribeirinhas.

Geralmente estes animais são predados quando estão desovando, porque na terra seus movimentos são mais lentos e vulneráveis. Por isso o tracajá prefere realizar a sua desova em barrancos de rios e lagos, lugares mais escondidos com lama ou folhas. Isto contribui para diminuir a predação dos ovos se compararmos com um parente próximo, a tartaruga-da-amazônia (Podocnemis expansa).

Reprodução
Os filhotes de tracajá tem como característica manchas amarelas bem visíveis na região cefálica, mas estas manchas vão desaparecendo conforme o desenvolvimento do animal e, nas fêmeas adultas, acabam por sumir completamente. O tracajá faz uma postura de 20 ovos aproximadamente, que ficam incubados por um período de 90 a 220 dias. Destes 20 filhotes, em média apenas um ou dois atingirão a fase adulta. Desde que nascem estes pequenos precisam lutar pela sua sobrevivência.

Para chegar do ninho até a água passam por muitos predadores como onças, algumas aves e mesmo na água a luta continua, fugindo de peixes carnívoros. Isto é parte da seleção natural, com os predadores pegando os menos aptos. Só não é natural a predação provocada pelo homem, devido a seus excessos.

Distribuição Geográfica
Estas tartarugas são encontradas em afluentes e de grandes lagos da América do Sul da Bacia Amazônica. Durante a época de enchente, eles podem se arriscar em florestas inundadas ou lagos de várzea.

0 comentários: