Crocodilo-de-água-salgada





Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe:
Reptilia
Ordem:
Crocodylia
Família:
Crocodylidae
Género:
Crocodylus
Espécie:
C. porosus

Nome científico:
Crocodylus porosus
Nome Popular: Crocodilo-de-água-salgada
Outros Nomes: Crocodilo-do-estuário, Crocodilo-do-Indo-Pacífico, Singapore Small Grain, Saltie, Baya, Buaja, Buaya maura e Gator.

Quase extinto

Esta espécie esteve quase à beira da extinção em alguns locais, já que havia muitos relatos de ataque a humanos. Como represália, os habitantes caçaram crocodilos durante largas dezenas de anos de uma forma intensiva.
No entanto, uma lei do governo australiano do início dos anos 70 do século XX, veio proteger esta espécie.

Agora, é possível encontrar grandes concentrações destes animais em várias zonas no Norte do território australiano, em alguns casos competindo com os humanos por zonas onde nunca se tinha registado a presença destes animais. Isto porque, apesar de serem encontrados maioritariamente em zonas de água salgada ou salobra, estes animais podem viver em água doce como qualquer outro crocodilo.


São também frequentes os relatos de avistamento de grandes crocodilos a dezenas de quilómetros da costa, em pleno oceano.


Alimentação

Como todos os crocodilos, esta espécie ataca qualquer animal que se aproxime da berma da água, seja um canguru, uma cabeça de gado, um cão ou mesmo um Homem, é apenas o seu instinto de sobrevivência a impeli-los para o alimento.


Tamanho e peso

Um crocodilo de água salgada pode atingir os 7 m de comprimento e pesar mais de 1000 kg.


Distribuição

Estes répteis gigantes habitam um pouco por todo o Norte da Austrália e ainda no Bangladesh, Brunei, Myanmar, Burma, Camboja, China, Índia, Ilhas Andaman, Indónesia, Malásia, Palau, Ilhas Carolina, Papua, Nova Guiné, Filipinas, Singapura, Sri Lanka, Ilhas Salomão, Tailândia, Vanuatu e também nas Ilhas Banks.


0 comentários: