Leão Africano




Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe:
Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Felidae
Género:
Panthera
Espécie:
P. leo
Nome científico: Panthera leo

Descrição
Os leões (Panthera leo) costumavam ser os animais de estimação favoritos dos reis e nobres, era uma maneira de mostrar o poder e soberania dos monarcas. São usados como símbolo em brasões de cidades como Veneza. Isto mostra claramente como os leões são populares em símbolos hierárquicos. Os leões têm cativado a imaginação do homem pelo vigor e força e também por sua agilidade e elegância.

Os leões certamente são os felinos mais conhecidos e estudados de todos os grandes gatos, também o único que vive em grupos. Sua coloração pode variar do amarelo claro ao avermelhado e marrom, os machos possuem uma juba a qual tende a crescer escura e cheia, de acordo com a idade, e pode se tornar até negra. A juba serve de proteção para o pescoço contra as lutas com outros leões.

Podemos encontrar machos de 2,50 m de cabeça e corpo e a pesar até 250 Kg, as fêmeas podem medir até 1, 75 m de cabeça e corpo e a pesar até 182 Kg. Os leões podem correr pequenas distâncias até 50 Km/h , tendo também como ajuda os sentidos de visão, audição e olfato excelentes, que são essenciais para suas atividades que ocorrem principalmente no período crepuscular e noturno.

A base do grupo é formada por fêmeas e filhotes, esta associação permanece por anos, as fêmeas permanecem no grupo mas os machos jovens deixam o grupo quando entram em maturidade sexual, podendo permanecerem sozinhos ou unir-se para formar uma grande e poderosa unidade. Os leões possuem nove distintas vocalizações, que servem para manter o contato com o grupo enquanto se movem e também tem função territorial.

Alimentação
Quando caçam o fazem por passos lentos alternados com rastejo e parados até a corrida final a sua presa, algumas vezes dois leões podem se aproximar da presa em direções opostas se um perder o outro tenta capturar, suas presas favoritas são: gnus, impalas, búfalos e antílopes. Um macho adulto pode consumir até 40 Kg de carne em uma refeição, depois de se alimentar ele pode descansar sobre a carcaça por dias.

Reprodução
A maturidade sexualocorre entre 3 e 4 anos de idade, com um período de gestação de 120 dias e o nascimento de 1 a 6 filhotes que podem pesar até 1300 g. Os filhotes começam a seguir a mãe com 3 meses de idade e são desmamados com 6 a 7 meses, com 11 meses participam em caçadas, sendo completamente dependentes dos adultos até 16 meses onde não são capazes de sobreviver sozinhos.

Ameaças
O declínio da população de leões é resultado da expansão da atividade humana e da criação de animais domésticos, a caça esportiva também contribui para a queda da população que não tem mais ambiente e por vezes fica restrito em parques ou áreas protegidas por lei.

Distribuição Geográfica e Habitat
Os leões habitam as savanas, matasabertas e planícies das Penínsulas Arabicas à região central da Índia e quase toda a África.

1 comentários:

CS Empreendimentos Digitais disse...

Pra mim esse é o mais lindos de todos!

abçs
cintia | preservlog