Lontra-neotropical

http://scienceblogs.com/strangerfruit/Lontra_L.jpg

A imagem “http://www.octopus.furg.br/nema/mamiferosmarinhos/lontra.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

A imagem “http://animaisdomundo.com.sapo.pt/images/Europa/lontra.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

A imagem “http://www.zoologico.sp.gov.br/images/animaisdozoo/lontra.jpg” contém erros e não pode ser exibida.


Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe:
Mammalia
Ordem: Carnívora
Família: Mustelidae
Género:
Lontra
Espécie:
L. longicaudis
Nome científico: Lontra longicaudis
Nome em inglês: River otter



A Lontra (Lontra longicaudis) é um animal que pertence à ordem carnívora, e que habita a região de rios e lagos. Sua distribuição geográfica ocorre do nordeste do México ao Uruguai e à província de Buenos Aires na Argentina. Possui 820 mm de comprimento, a cauda chega a 570 mm e seu pêso pode variar, mas no máximo chega a 15 kg. Normalmente, os machos são maiores que as fêmeas.Vive aproximadamente 20 anos.

A coloração da parte superior varia do marrom claro ao escuro, a pelagem é curta, macia, porém bastante densa. Alimenta-se de peixes, crustáceos, anfíbios, répteis e, ocasionalmente de aves e mamíferos. Quando está caçando tem por hábito pegar o alimento e comer na beira do rio. As lontras tem hábitos crepusculares e noturnos por esse motivo durante o dia prefere dormir entre pedras ou ocos de árvores próximo aos rios.

O grupo social consiste em uma fêmea adulta e filhotes jovens. O macho não vive em grupos e junta-se à fêmea somente em épocas reprodutivas. Quando isso acontece os machos marcam o seu território com urina através de glândulas secretoras. A gestação é de 60 dias com o nascimento de 1 a 6 filhotes. A fêmea dá cria a seus filhotes na terra ou em pedras. Os filhotes chegam a pesar de 120 a 160 g e desmamam com 6 meses de idade.

Atingem a maturidade sexual com 2 anos, a longevidade em cativeiro chega a 25 anos. A lontra está na lista do Cites apêndice 1 e isto significa que pertence a lista dos animais ameaçados de extinção. A espécie é caçada pelo valor de sua pele que é utilizada para confecção de casacos ou para guarnecerem vestidos ou chapéus.

3 comentários:

Ricardo Rodrigues disse...

O 'Bio na Web' aceita sua parceria com muito prazer!
Parabéns pelo 'Zoológico Virtual do Brasil'! Uma verdadeira jornada pela nossa biodiversidade!

Anônimo disse...

Em que regiões, estados ou rios do Brasil esses mustelídeos aquáticos são encontrados, alguém pode informar?

MiKa disse...

Bom pode ser encontardo praticamente me todo pantanal, mas não conheço muito da geográfia local então não posso te dizer em qual Rio ou lago exatamente pode ser encontrado esses animais.