RINOCERONTE BRANCO






Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe:
Mammalia
Ordem: Perissodactyla
Família: Rhinocerotidae
Género:
Ceratotherium
Espécie:
C. simum
Nome científico: Ceratotherium simum
Nome em inglês: White Rhinoceros, Square –lipped rhinoceros


Descrição
Medem de cabeça e corpo entre 350 a 420 cm, com cauda de aproximadamente 50 a 70 cm. A altura do ombro é de 85 a 150 cm e podem pesar de 1400 kg a 1700 kg (fêmeas) e de 2000 kg a 3600 kg (os machos). A esperança de vida ronda os 35 a 40 anos em liberdade, podendo em cativeiro durar alguns anos mais.

Sua coloração vai do amarelo ao marrom claro, isso quando sujo, na realidade sua cor é puxada para o cinza claro. Outra curiosidade é a presença dos pêlos sobre o animal que são imperceptíveis quando observados de longe. sobre o focinho, há o que costuma-se chamar de “chifres”, mas não são chifres e muito menos cornos, são pêlos queratinizados, ou seja, várias camadas de pêlos, uma sobre a outra, que se solidificaram. O frontal tem em média 60 cm, mas pode chegar a 150 cm em alguns rinocerontes. Em alguns lugares do mundo, são atribuídas capacidades medicinais aos chifres, o que faz com que muitos rinocerontes sejam mortos para a retirada destes.

Esses animais têm uma grande capacidade de comunicação, tanto que possuem 10 tipos diferentes de contatos através da vocalização, incluindo um chamado ofegante. Os machos dominantes urinam para marcar fronteiras territoriais, enquanto que machos inferiores e outros animais do grupo não expelem urina do mesmo modo.

Quando defecam, estes machos têm o hábito de espalhar as fezes também para demarcar território.

Alimentação
O rinoceronte é um herbívoro habituado a uma alimentação diversificada, que se adapta bem a diferentes tipos de plantas, já que ao longo do ano o tipo de vegetação disponível vai variando. Necessita muitas vezes de percorrer distâncias consideráveis, até encontrar pasto suficiente para a sua sobrevivência, e água para os seus banhos, necessários para hidratar a pele e para se livrar da nuvem de insectos que o acompanha.

Reprodução
A maturidade sexual é alcançada entre 04 e 05 anos, mas as fêmeas só ficam prenhes depois dos 07 anos e os machos só se reproduzem quando disputam e ganham fêmeas e território, ou seja, depois de atingirem o tamanho necessário para enfrentar outros machos.

Protegidos
Apesar de ter sido caçado durante centenas de anos, por causa dos seus dois chifres, aos quais eram atribuídas propriedades medicinais, existem ainda hoje cerca de 13000 indivíduos a viver em liberdade. Monitorizados e protegidos desde meados dos anos 90 pelos governos de vários países da zona, e equipas internacionais, esta espécie conseguiu inverter a tendência de descida de elementos recenseados, podendo hoje ser considerada uma espécie que não corre riscos de extinção.


Distribuição Geográfica e Habitat

Os grandes rinocerontes brancos (Ceratotherium simum simum) tem origem africana, ocorrendo no sudeste de Angola, na Zâmbia, Moçambique, Zimbábue, Namíbia, Botswana e sul da África. Foi relatado também no Marrocos a aproximadamente 3500 anos atrás.

0 comentários: