SURICATA




Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe:
Mammalia
Ordem: Carnívora
Família: Herpestidae
Género:
Suricata
Espécie:
S. suricatta
Nome científico: Suricata suricatta
Nome em inglês: Suricate, slender-tailed, meerkat.


Os suricatas (Suricata suricatta) são mamíferos pertencentes à família Herpestidae, que é representada por diversas espécies de carnívoros de pequeno e médio porte e habitam regiões quentes da Europa, África e Ásia. De modo geral, possuem a cabeça alongada, focinho pontiagudo, patas curtas e cauda comprida. Eles se alimentam principalmente de pequenos vertebrados (ratos, pássaros, lagartos e cobras), mas também podem se alimentar de insetos, aranhas e escorpiões.Vivem cerca de 13 anos.

Estes pequenos animais são extremamente curiosos e estão entre os mamíferos mais sociáveis, vivendo em grupos formados por duas à três famílias. Estes grupos são constituídos de aproximadamente 25 membros de ambos os sexos e todas as idades. A gestação dura em torno de 77 dias, nascendo de 2 à 5 filhotes.

Os filhotes abrem os olhos depois de 10 dias de vida, desmamam após 07 semanas e atingem a maturidade sexual com um ano de idade. Essa espécie habita áreas abertas do sul da África e possuem hábitos diurnos, gastando a maior parte do tempo em busca de alimento e na construção de abrigos, utilizando-se das patas dianteiras para cavar. Um fato curioso é que enquanto o grupo está em atividade ou em repouso, há sempre 01 ou 02 indivíduos de vigia, apoiados em suas patas traseiras e base da cauda, geralmente no local mais alto que encontram.

Observam tudo que ocorre à sua volta, como por exemplo, a aproximação de algum outro animal perigoso ao grupo. Além disso, caso algum indivíduo adoeça, todos os outros permanecem próximos a ele, em um ato solidário. O suricata é bem conhecido pelas crianças por ter sido o personagem “Timão” que fez dupla com o javali “Pumba” em uma das mais famosas produções da Disney: “O Rei Leão”.

0 comentários: