Mico Leão Preto

Golden-rumped Lion Tamarin

A imagem “http://www.aultimaarcadenoe.com/nico%20preto.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

http://www.thewildones.org/Jersey/blt.gif


Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe:
Mammalia
Ordem: Primates
Família: Callitrichidae
Género:
Leontopithecus
Espécie:
L. chrysopygus
Nome científico: Leontopithecus chrysopygus
Nome em inglês: Black lion tamarin



O mico-leão preto foi considerado extinto em 1905, e o desaparecimento desta espécie foi um dos grandes motivadores das pesquisas sobre a extinção nas terras brasileiras. Mas, na década de 1950, foram encontrados dois grupos vivendo no interior do estado de São Paulo, e imediatas medidas de proteção a estes raros sobreviventes começaram a ser feitas.

Eram cerca de cento e cinqüenta micos, mas isto dividido em duas populações muito afastadas umas das outras. De lá pra cá, consegui-se aumentar em cerca de dez vezes a população da espécie, mas ainda assim a perda de variedade genética, que pode proteger a espécie no caso de doenças ou de mudanças ambientais, foi muito grande e o mico-leão preto ainda corre enorme risco de desaparecer.

O mico-leão preto é um pouco menor que os outros Leontophitecus, e não é totalmente preto, pois costumam ter uma área alaranjada nas pernas traseiras. São mais desconfiados e silenciosos, e talvez isto tenha sido a salvação para os grupos sobreviventes.

Há uma quarta espécie de mico-leão, o mico-leão de cara preta (Leontophitecus caissara) que foi descoberta recentemente no estado do Paraná. É tão raro quanto o preto quando foi redescoberto, e hoje está sendo estudado para avaliar as melhores medidas para sua proteção. Sua história nos leva a pensar se outras espécies de micos não podem ter sido extintas antes mesmo de serem conhecidas pela ciência.

0 comentários: