Orangotango

A imagem “http://farm1.static.flickr.com/35/104625230_cbbb8f2475.jpg?v=0” contém erros e não pode ser exibida.





Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe:
Mammalia
Ordem: Primates
Família: Pongidae
Género:
Pongo
Espécie:
P. pigmaeus
Nome científico: Pongo pigmaeus
Nome em inglês: Orangutan


Os membros de duas famílias de primatas, os Pongidae e os Hominidae, são comumente chamados de “Grandes macacos”. Possuem o corpo largo e o cérebro maior do que outros primatas. Tem nítido dimorfismo sexual (machos sempre maiores que as fêmeas) e, geralmente, são menos arboriais e mais terrestres. Alguns constróem ninhos para repouso e a estrutura social de cada grupo é diferente.

Os Orangotangos são da família Pongidae, possuem braços com duas vezes o comprimento do corpo e os pés podem agarrar-se nos galhos como mãos. São os maiores animais arbóreos, vivendo em árvores de até 20-30m, e costumam deslocar-se raramente no solo, e quando isto acontece a locomoção é quadrupedal. A fêmea viaja com seus filhotes e somente junta-se ao macho em época reprodutiva, sendo então de hábitos solitários.

Possui 1,25 – 1,50 m. de cabeça e corpo. Fêmeas podem pesar 50 kg e machos até 90 kg! Possuem pêlos longos, cuja coloração varia de laranja ao marrom (geralmente avermelhado). Os machos adultos possuem grandes bolsas de gordura na face e pescoço, que aparecem com a idade, e o desenvolvimento destas bolsas é influenciadas por fatores sociais. Em cativeiro, um macho subordinado alojado junto a um macho dominante adulto dificilmente desenvolverá a bolsa enquanto conviver com o dominante. Os filhotes apresentam a face rosada que escurece no decorrer da idade. São animais diurnos que se alimentam de frutas, brotos, casca de árvore, insetos e ovos de pássaros.
O período de gestação é de 244 dias com o nascimento de 1 filhote, gêmeos são raros. Quando nascem pesam aproximadamente 1,56 kg (fêmeas) ou 1,93 kg (machos). O filhote fica preso à superfície ventral da mãe até 1 ano de idade, mas pode ser carregado pela mãe até 2,5 anos. O desmame completo ocorre só aos 3,5 anos. Isto significa que a fêmea só poderá ter novos filhotes após 3-4 anos de idade do anterior. Por este motivo, a taxa reprodutiva de espécie é considerada baixa.
A maturidade sexual ocorre entre 7-8 anos de idade, contudo normalmente as fêmeas não dão a luz antes dos 12 anos de idade; enquanto os machos não obtém total maturidade física , sexual e capacidade reprodutiva antes de 15 anos.

Os machos defendem seu território emitindo longos chamados e se necessário chegam a lutar. A longevidade da espécie em cativeiro é de 59 anos.

O Pongo pygmaeus é encontrado somente nas ilhas de Sumatra e Borneo, em florestas tropicais. O habitat da espécie tem diminuído desde o Pleistoceno, mas os maiores riscos atuais são a caça excessiva e destruição do ambiente.

Muitas mães são mortas para que seus filhotes sejam ilegalmente capturados e serem exibidos em coleções, ou vendidos como pets. Projetos de reabilitação tem uma boa taxa de sucesso, porém alguns animais possuem dificuldade de reajuste em seu ambiente natural, os que não conseguem esta adaptação precisam ser mantidos em parques e zoológicos.

Todos os grandes primatas estão ameaçados de extinção, devido à pressão humana exercida em seu ambiente. Leis de proteção foram criadas na tentativa de evitar o declínio populacional destas espécies, porém poucos resultados práticos foram obtidos até agora.

Em cativeiro, experimentos feitos com membros da espécie mostram sua habilidade em aprender linguagem de sinais, e conseguem até mesmo se comunicar com os pesquisadores. Alguns desenvolveram a habilidade de fazer ferramentas de pedra e todos os grandes antropóides podem reconhecer-se no espelho.

0 comentários: