Sapo untanha




Reino: Animalia
Filo:
Chordata
Classe: Amphibia
Ordem:
Anura

Família:
Leptodactylidae
Gênero: Cerathophrys
Espécie: C. aurita
Nome científico: Cerathophrys aurita
Nome comum: Sapo untanha, intanha, sapo-boi

Esta é uma espécie de grande tamanho, atingindo 23 cm. É caracterizada por seus apêndices palpebrais em forma de pequenos chifres e tímpano visível.
Seu colorido é variável, com dorso verde ou marrom-amarelado com manchas ou ornamentos escuros, marrons ou pretos.
A cabeça e uma parte do dorso são fortemente ossificadas. Seus hábitos são estritamente florestais. Permanece semi-enterrada no chão da floresta, à espera de suas presas (em geral pequenos vertebrados, como outras rãs, camundongos, aves etc), as quais atrai agitando os artelhos, simulando vermes.

A despeito de viver em ambientes úmidos, é capaz de formar casulos, como outras espécies do gênero, estratégia adotada para impedir perda de água por evaporação. Possui comportamento agressivo reagindo com a boca aberta e emitindo um som similar ao de um leitão novo. A reprodução desta espécie é explosiva e ocorre logo após fortes chuvas no mês de outubro e provavelmente dezembro.

Os girinos possuem a boca com numerosas fileiras de dentículos córneos e um forte bico também córneo; são carnívoros e alimentam-se de outros girinos. A ocorrência de C. aurita é rara, sendo endêmica do bioma Floresta Atlântica.
A sua capacidade ou não de adaptação às alterações antrópicas e os dados populacionais desta espécie são desconhecidos.


Ameaças


A destruição de hábitat, a poluição e o comércio de animais silvestres são as principais ameaças que incidem sobre esta espécie.

Estados com registros confirmados




1 comentários:

Jorge Albuquerque disse...

Mika, grato pelo comentario em meu blog. Sim topo a parceria. Aguardo contato: jlbalbuquerque@gmail.com