TIGRE-SIBERIANO

http://www.achetudoeregiao.com.br/animais/gif_animal/mamiferos/tigre6.jpg

A imagem “http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/animais/imagens/tigre-siberiano2.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

A imagem “http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/animais/imagens/tigre-siberiano3.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

A imagem “http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/4/41/Siberischer_tiger_de_edit02.jpg/300px-Siberischer_tiger_de_edit02.jpg” contém erros e não pode ser exibida.


Reino: Animalia
Filo:
Chordata

Classe:
Mammalia

Ordem:
Carnivora

Família:
Felidae

Género:
Panthera

Espécie:
P. tigris

Nome científico:
Panthera tigris ssp.

Subespécie:
Panthera tigris altaica


Descrição
O maior membro da família dos felinos é reconhecido por apresentar uma pelagem de coloração alaranjada com listras negras, e a parte inferior variando do creme ao branco. Oito subespécies de tigres foram reconhecidas, mas três foram extintas desde 1950. As outras subespécies resistem, porém estão ameaçadas de extinção (algumas criticamente). Sua coloração, tamanho, pelagem e marcas variam de acordo com a subespécie. Existe uma variação conhecida como
tigres brancos não são albinos nem são uma subespécie separada, mas sim o resultado de um gene recessivo e são muito raros no estado selvagem.

São distribuídas geograficamente pela Ásia. O Tigre siberiano (Panthera tigris altaica) é o maior deles, podendo atingir até 306 kg para machos e 167 kg para fêmeas, e medir de cabeça e corpo até 280 cm, mais a cauda de até 110 cm.

São encontrados em florestas tropicais, savanas e áreas rochosas. Embora normalmente não escalem árvores, podem fazê-lo. São grandes nadadores e podem cruzar rios de 6 a 8 km. São principalmente noturnos, podendo excepcionalmente ter atividades durante o dia, em especial no inverno. Para caçar o tigre depende mais da audição do que o olfato, normalmente se aproximando da presa em silêncio o máximo possível até saltar e agarrá-la pela parte posterior. Mata-a por estrangulamento, com uma mordida no pescoço ou garganta.

Alimentação
Sua dieta consiste de grandes mamíferos como porcos, cervos, antílopes e búfalos, podendo consumir até 40 kg de carne de uma só vez. A área territorial de um Tigre siberiano pode ser de até 4.000 km² geralmente marcados com fezes e urina, o que evita lutas. Quando estas acontecem por invasão de território, o invasor pode ser morto pelo dono deste.

Reprodução
Exceto durante a corte,os tigres são solitários e as fêmeas vivem com seus filhotes. Ao contrário do que se pensa, os tigres não são antisociais.
O período de gestação é de 106 dias, com o nascimento de 2 a 3 filhotes que pesam até 16 kg e são assistidos pela mãe até seis meses de idade. Deste período em diante, começam a viajar com a mãe onde são ensinados à caçar, e com onze meses são capazes de pegar sua própria presa sem a ajuda da mãe, porém só separam-se para conquistar seu território com dois anos de idade, próximo à sua maturidade sexual, que é de 3 a 4 anos para as fêmeas e de 4 a 5 anos para os machos.

Ameaças
O tigre, um dos mais eficientes e bem sucedidos predadores de todos os tempos, simplesmente não consegue competir com a exploração humana sem ajuda. O declínio deve-se à perda de habitat e à caça predatória. São caçados para comércio ilegal de peles, seus ossos e órgãos são usados na medicina tradicional do oriente, mas sem comprovação científica.

Em 1972, o Tigre, foi listado pelo CITES como espécie ameaçada de extinção, exigindo medidas de proteção para tentar diminuir o declínio da espécie. Embora em alguns países seja ilegal a matança e o comércio desta espécie, ainda há atividades ilegais, mesmo assim a destruição de seu habitat e a expansão humana em florestas elimina o seu alimento, o que faz com que ele invada áreas agrícolas e seja morto. A maior parte está restrita em parques e zoológicos, que possuem programas de reprodução com sucesso.

O Tigre é o maior e mais forte de todos os felinos do mundo. Nenhum outro combina tamanho, força e graça como ele, e ironicamente este grande animal provavelmente será o primeiro dos grandes felinos a se tornar extinto se não houver uma conscientização acerca da preservação de seu ambiente e do controle da caça predatória.

Distribuição Geográfica e Habitat
Até o começo do século XX os tigres-siberianos viviam espalhados pela Manchúria (região nordeste da China), sudeste da Sibéria, Coréia e nordeste da Mongólia. Em 1905 foram encontrados tigres na região do rio Aldan, a 60 graus de latitude de norte, mesma latitude de cidades como São Petersburgo, Oslo, Uppsala e Estocolmo.

Também foram vistos tigres cruzando no inverno o estreito da Tartária, chegando até a ilha Sacalina. Porém tal situação começou a mudar na primeira década do século XX, quando passou a ser brutalmente caçado em meio a construção das ferrovias Transiberiana e Transmanchuriana, e nos anos 1920 foram extintos da Coréia do Sul. Como resultado seus números foram reduzidos a não mais do que 30 indivíduos na época da Segunda Guerra Mundial.


Seu habitat consiste de florestas de carvalhos e coníferas.



0 comentários: