Tubarão galha preta



Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Chondrichthyes
Subclasse: Elasmobranchii
Superordem: Selachimorpha
Ordem:
Carcharhiniformes
Família:
Carcharhinidae
Género: Carcharhinus
Espécie: C. limbatus
Nome científico: Carcharhinus limbatus


O tubarão-galha-preta (Carcharhinus limbatus) é uma espécie de tubarão que vive em águas temperadas tropicais. Alimenta-se de peixes, incluindo juvenis de outras espécies de tubarão. Pode medir até 2,5 metros.

A coloração é cinza ao marrom acima e branco por baixo, com uma visível listra branca correndo ao longo dos lados.
As nadadeiras peitorais, nadadeira dorsal segundo, eo lobo inferior da nadadeira caudal geralmente têm as pontas pretas.
As nadadeiras pélvicas e raramente a nadadeira anal também pode ser preto-derrubados.
A barbatana dorsal primeiro e do lobo superior da nadadeira caudal geralmente têm bordas pretas.
Embora raramente seja responsável por ataques a humanos, este tubarão, deve ser encarado com respeito, em particular por caçadores submarinos que transportem peixes mortos. Nada rapidamente e sem parar, em recifes, estuários, mangais, lagoas e por vezes, em águas afastadas da costa. Trata-se de uma espécie particularmente vulnerável à pesca intensiva, pois o seu crescimento e reprodução são lentos. De fato, as fêmeas só se reproduzem em anos alternados e o seu período de gestação é longo (1 ano). Dão à luz a poucas crias (1 a 10), com cerca de 40-70 cm. Tal como em outros carcarinídeos, a fecundação é interna.

É uma espécie cosmopolita, comum no Norte e no Nordeste do Brasil. Há um exemplar no Oceanário de Lisboa.

Distribuição geografica



1 comentários:

Anônimo disse...

Mas olha..
Você não está usando o termo barbatana errado? isso seria cerdas de dentes, geralmente aquilo que as baleias usam pra se alimentar. O termo barbatana para se referir a nadadeiras está errado.

Oceanógrafo.