Reino: Animalia
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Classe: Mammalia
Superordem: Xenarthra
Ordem: Pilosa
Família: Bradypolidae
Género: Bradypus
Espécie: B. variegatus
Nome científico: Bradypus variegatus
Outros Nomes: Preguiça-bentinho
A preguiça-comum (Bradypus variegatus) é uma espécie de bicho-preguiça amplamente distribuída na América do Sul e Central. É um mamífero que vive aproximadamente 40 anos, tem a pelagem acinzentada, e no caso dos machos, apresentam uma mancha preta circundada de amarelo, na região dorsal. Têm mais ou menos 50cm, mas podem chegar a 1m. Alimentam-se das folhas da embaúba, figueira e ingazeira, dessa última também come os frutos.
Estudos demonstram que, por a embaúba pertencer às rosáceas, a preguiça-comum pode alimentar-se também de rosas, pertencentes as rosáceas. Elas têm preferência por alimentos doces.
Em alguns locais, a preguiça comum é também chamada de preguiça-bentinho, e não está em risco de extinção, pois esta espécie consegue reproduzir-se em cativeiro, diferente da preguiça-real.
Possui 3 dedos em cada pata, dedos unidos e percebidos somente pelas unhas bem compridas, características da espécie.
Não apresentam dentes incisivos, sendo por isso enquadradas como Endendatas. Apresentam somente os molares. Dormem em cativeiro cerca de 14h por dia, porém em seu ambiente natural chegam a dormir 8h. Não são tão lentas como se imagina, sendo boas nadadoras. Conseguem passar até 20min sem respirar, sendo isto útil no caso de caírem dentro d'água.
As preguiças-comum fazem suas necessidades fisiológicas aproximadamente de 7 em 7 dias. Seu predador natural principal é o homem, mas pode ser caça de onças, cobras e Harpias.
Distribuição geográfica
0 comentários:
Postar um comentário