Abutre do Egipto




Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Ciconiiformes
Família: Accipitridae
Género: Neophron
Espécie: N. percnopterus
Nome científico: Neophron percnopterus


Distribuição
Esta espécie pode ser encontrada no Sul da Europa, na Ásia e em África.

O abutre do Egipto ainda voa nos céus de Portugal.
Ainda é possível de encontrar este necrófago em alguns locais de Portugal, entre a Primavera e o Outono.
Um desses locais é o Parque Natural do Douro Internacional (PNDI), onde vive a maior colónia do país, ou no Parque Natural do Tejo Internacional.
Ocasionalmente, pode ser observado noutros locais, mas o seu aparecimento é muito remoto e normalmente são aves destes parques que temporariamente abandonam o seu território, voltando depois aos locais de origem. Poucos são os animais avistados que não pertencem a estes grupos.


Durante o Inverno, estas aves fazem uma pequena migração até ao Norte de África, onde as temperaturas são bastante mais amenas.
O seu tradicional voo em círculo não é mais que o aproveitar das correntes térmicas, o que lhe permite manter-se no ar por longos períodos sem fazer qualquer tipo de esforço, enquanto procura alimento.
Como forma de garantir a permanência destes animais nos nossos céus são deixados por locais considerados apropriados, carcaças de animais mortos, para garantir um mínimo de alimentação permanente e de boas condições a estes animais e outros animais necrófagos.
Apesar de todos os esforços feitos, esta espécie ainda está em perigo, pelo que vai ser necessário continuar a seguir e monitorizar estas aves no seu habitat durante algum tempo.


Reprodução

A fêmea do abutre do Egipto faz um ninho numa fenda das rochas, onde depois põe, por norma, 2 ovos.
O tempo de incubação dos mesmos é de 42 dias.

2 comentários:

Felipe disse...

Esses Abutres tambem se alimentam de ovos de outros animais, e eles não quebram os ovos com o bico,pois o bico deles não foi feito para isso.
Eles usam pedras para quebrar, e se alimentar dos ovos,o abutre pega uma pedra e joga em cima do ovo, para conseguir quebra-lo.

MiKa disse...

Obrigado pelo complemento Felipe.