Besouro-hércules




Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Coleoptera
Família: Scarabaeidae
Género:
Dynastes
Espécie: D.
hercules
Nome científico:
Dynastes hercules


O besouro-hércules (Dynastes hercules) é um coleóptero popularmente conhecido por "besouro-rinoceronte". Habita os bosques tropicais e equatoriais da América Central e do Sul. É um dos maiores besouros que existem, já que os machos adultos chegam à alcançar 17 cm de comprimento incluindo seu enorme chifre torácico. É o maior das espécies conhecidas do gênero Dynastes, e só existem duas espécies de besouros maiores do que ele, os cerambicídeos: Macrodontia cervicornis e o Titanus giganteus da Amazônia.

Os machos da espécie possuem dois chifres, um na parte superior da cabeça e outro no Tórax, em algumas ocasiões estes chifres costumam crescer a ponto de ficarem maiores que o próprio corpo. Estes chifres não aparecem nas fêmeas, já que a espécie apresenta um grande dimorfismo sexual. A finalidade destes apêndices está relacionada com a reprodução, já que os machos os utilizam como "armas" em seus combates pelas fêmeas. É comum encontrar uma fileira de pelugem alaranjada por toda a parte inferior do chifre torácico.

Além de não possuírem chifres, as fêmeas são bastante menores e apresentam uma coloração mais escura que à dos machos, que possuem élitros de cor amarela com manchas pretas. É comum dizer que o Besouro Hércules é o animal mais forte do mundo em relação ao seu tamanho, sendo capaz de carregar 850 vezes seu próprio peso.

O estado larval deste besouro dura de um à dois anos, onde a larva alcança um tamanho de 110 mm e pesa aproximadamente 120 gramas. Em grande parte do tempo, a larva vive perfurando a madeira em decomposição, que é sua maior fonte de alimento. Após esse período a larva se transforma em pupa, onde ocorre a metamorfose da qual emerge o besouro adulto, que se alimenta principalmente de frutos caídos no solo da floresta.

0 comentários: