Orix árabe





Reino: Animalia
Filo:
Chordata
Classe:
Mammalia
Ordem:
Artiodactyla
Família:
Bovidae
Gênero:
Oryx
Espécie:
O.
leucoryx
Nome científico:
Oryx leucoryx


Caracterização

O órix árabe é um antílope robusto, que pode atingir 1,25 m no garrote, oscilando o seu peso entre os 180 kg e os 200 kg. Ambos os sexos possuem longos chifres (podem chegar a 1,25 m), elegantemente curvados para trás e que estão na origem do seu nome. Este animal possui características fisiológicas que lhe permitem reduzir as perdas de água, tornando-o muito resistente em climas secos.
Entre estas salientam-se rins muito eficientes e o facto de apenas transpirarem quando a temperatura do corpo ultrapassa os 46 ºC. Os seus cascos, grandes e largos, constituem uma adaptação à areia do deserto, impedindo que, ao caminhar, este animal relativamente pesado se enterre.
Em manada, esta espécie associava-se frequentemente a populações de zebras e gnus para aumentar a protecção do grupo.
Sozinha e face a um predador, a manada adopta uma disposição em estrela, formando círculos onde ficam todos de costas, permitindo a localização de inimigos vindos de qualquer direcção.
Após uma época de acasalamento em que os machos definem territórios e disputam as fêmeas, estas, após cerca de oito meses de gestação, afastam-se da manada por algumas horas para dar à luz uma cria que poderá viver até vinte anos.
É um animal que vive em pequenos grupos em lugares secos ou em grandes grupos em uma região desértica. Têm uma excelente audição e podem detectar um som na distância de 1 quilômetro.
Quando atacados, eles se defendem com os seus chifres. Têm uma dieta vasta, como grama, frutas, raízes, tubérculos e, às vezes, cebolas ou melões selvagens, quando querem beber água e não encontram.
Algumas pessoas acreditam que ele esteja associado ao mito do unicórnio...


Habitat

Este herbívoro, que no passado percorria toda a área do Sahara, existe apenas em algumas «bolsas» insignificantes (resultado, na maior parte dos casos, de esforços de reintrodução) e considera-se extinto no seu habitat natural.

Curiosidades
Esta espécie foi caçada quase até à extinção por aqueles que desejavam obter os seus magníficos chifres.

0 comentários: