Rinoceronte-indiano




Reino: Animalia
Filo:
Chordata
Classe:
Mammalia
Infraclasse:
Placentalia
Ordem:
Perissodactyla
Família:
Rhinocerotidae
Gênero:
Rhinoceros
Espécie:
R. unicornis
Nome científico:
Rhinoceros unicornis


Protegido

Dos rinocerontes-asiáticos, é aquele em que o perigo de extinção é menor, embora esse risco não esteja excluído. No entanto, no passado, essa questão já se pôs, e no final do século XIX, não existiam mais de 250 animais a viver em liberdade.
Só um bem sucedido programa de reprodução e protecção desta espécie, patrocinado pelo governo indiano, conseguiu inverter esta tendência e colocar esta espécie mais longe da extinção, existindo hoje registados e monitorizados mais de 3000 animais, que se apresentam em boas condições fisícas e com níveis de reprodução bastante altos, para os padrões apresentados pelos outros rinocerontes-asiaticos.


Hábitos

Ao contrário dos rinocerontes-africanos, que procuram os grandes espaços abertos, os asiáticos procuram viver protegidos pela vegetação da floresta e os pântanos, onde se sentem mais resguardados, evitando os grandes espaços abertos, onde podem ser alvos fáceis para os caçadores furtivos.

O rinoceronte indiano só tem um chifre e a sua pele não é lisa, mas forma uma espécie de carapaças sobrepostas e rugas duras e espessas.


Tamanho, peso e longevidade

Este gigante asiático pode ter 1,90 m de altura, medir quase 4 m, pesar mais de 3000 kg, e viver cerca de 35 anos.

0 comentários: