Salamandra de fogo



Reino: Animalia
Filo:
Chordata
Classe:
Amphibia
Ordem:
Caudata
Família:
Salamandridae
Gênero:
Salamandra
Espécie:
S.
salamandra
Nome científico:
Salamandra salamandra


Descrição

A salamandra-de-fogo, salamandra-comum ou salamandra-de-pintas-amarelas (Salamandra salamandra) é uma espécie de anfíbio caudado pertencente à família Salamandridae. É também conhecida regionalmente por saramela, saramantiga ou salamaganta.

A sua pele é característica de cor negra com manchas amarelas. Medem entre 14 e 20 cm de comprimento. As larvas são aquáticas mas o adulto é terrestre.

Toxicidade
As salamandras são capazes de se defender activamente dos predadores. Adoptam posturas anti-predatórias e são capazes de libertar pela pele, uma substância tóxica denominada samandrina. Esta substância é um alcalóide que provoca convulsões musculares e uma elevada pressão sanguínea, combinada com hiperventilação. As glândulas de veneno estão concentradas na zona do pescoço e na superfície dorsal. As áreas mais coloridas do animal normalmente coincidem com a localização dessas glândulas.


Distribuição Geográfica

São encontradas em grande parte da Europa central e do sul. Também ocorrem no norte de África. Habitam áreas com altitudes entre os 400 e os 1000 m.


1 comentários:

Chegae! disse...

haaa salamandra eh tão lindoo.

eeh meu apelido sabiia .D
Larissa Salamandra UAHSUAHSUASH'
adoro'

Beeijos Lariih' Chegaae