Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Canidae
Gênero: Cuon
Espécie: C. alpinus
Nome científico: Cuon alpinus
Descrição
O cachorro selvagem asiático tem o tamanho aproximado de um cão doméstico (Canis familiares) da raça collie, mas sua aparência é diferente. A pele é, normalmente, vermelha, mas esta coloração varia regionalmente de amarelo areia a cinza escuro. Possui uma cauda preta e espessa e sua pelagem apresenta áreas brancas no peito, patas e barriga. Suas orelhas são arredondadas possuindo a cor avermelhada na parte posterior e branca na parte interior. Os cachorros selvagens asiáticos são animais bastante sociais e vivem em grupos que possuem de 5 a 12 indivíduos, em média, mas pode atingir até 25 animais. Os grupos são territoriais. Como o lobo (Canis lupus), o cachorro selvagem africano (Lycaon pictus) e o cachorro-vinagre (Speothos venaticus), o cachorro selvagem asiático é um dos poucos canídeos que caça em grupo regularmente. Isto requer inteligência, coordenação e, algumas vezes, coragem.
Alimentação
Come frutas silvestres, insetos e lagartos. Em bandos, também costumam caçar outros mamíferos, desde roedores até cervos. Entre os mamíferos prediletos estão porcos selvagens, lebres, cabras selvagens, carneiros e, ocasionalmente, macacos.
O cachorro selvagem asiático é considerado por muitos um assassino cruel devido a forma como mata suas presas. Diferente da maioria dos outros canídeos, o cachorro selvagem asiático raramente mata mordendo o pescoço da presa. Os grandes mamíferos são atacados pelas costas enquanto os menores são pegos por qualquer parte do corpo. Os pequenos são mortos por uma rápida pancada na cabeça e os grades são estripados. As presas maiores raramente morrem do ataque, mas sim pelo sangue perdido e pelo choque sofrido enquanto seus intestinos, cabeça, fígado e olhos são devorados.
Os cachorro selvagem asiático competem por comida, não brigando, mas pela rapidez com que podem comer. Um animal adulto pode comer mais de 4 Kg de carne em uma hora. Dois ou três animais podem matar um cervo de 50 Kg em menos de 2 minutos e eles começam a comer o animal antes de estar morto. Caçam principalmente durante o dia. A maioria das caçadas envolve todos os membros adultos do grupo, mas indivíduos solitários também abatem pequenos mamíferos. Normalmente as presas são localizadas pelo cheiro. Se a vegetação alta estiver escondendo sua presa, o cachorro selvagem asiático pode dar saltos no ar ou ficar de pé sobre as patas traseiras na tentativa de avistar a presa. Seu corpo mede em torno de 90 cm, a cauda pode variar de 40 a 45 cm e mede cerca de 50 cm do chão até a altura do ombro. Os animais que vivem na Rússia costumam ser maiores. Tem um peso aproximado de 17 a 21 Kg.
Reprodução
O período de acasalamento ocorre de Setembro a Fevereiro na Índia Central e Norte e de Setembro a Dezembro no Sul da Índia. Os filhotes são amamentados até a oitava semana de vida e atingem a maturidade sexual com 1 ano de vida.
Os animais do grupo ajudam a alimentar os filhotes e as fêmeas em período de amamentação. O grupo continua a cuidar dos filhotes depois que deixam o esconderijo (com 70 a 80 dias de vida), regurgitando carne e permitindo que eles cheguem até as presas abatidas. tem de 8 a 9, mas também são comuns crias com 3 ou 4 filhotes. Com uma gestação de 60 a 62 dias.
Distribuição Geográfica
O cachorro selvagem asiático vive em florestas (secas, úmidas e tropicais), mas ocasionalmente também são encontrados em estepes abertos e pradarias. Na Rússia, vivem em florestas de altitudes elevadas.
No passado, o cachorro selvagem asiático era encontrado em uma vasta extensão do continente asiático. Atualmente pode ser encontrado em uma região que vai desde as montanhas Altai na Manchúria (Nordeste da Ásia) estendendo-se para o Sul através da floresta da Índia, Burma e o Arquipélago Malaio.
Cachorro selvagem asiático
Marcadores: Em Extincao, MamiferosPostado por MiKa às 04:43
Assinar:
Postar comentários (Atom)
© Copyright. Blog do Zoo Virtual do Brasil. Todos os direitos reservados © By Zoo virtual 2009-2015
0 comentários:
Postar um comentário