Cachorro selvagem asiático




Reino: Animalia
Filo:
Chordata
Classe:
Mammalia
Ordem:
Carnivora
Família:
Canidae
Gênero:
Cuon
Espécie:
C.
alpinus
Nome científico:
Cuon alpinus

Descrição
O cachorro selvagem asiático tem o tamanho aproximado de um cão doméstico (Canis familiares) da raça collie, mas sua aparência é diferente. A pele é, normalmente, vermelha, mas esta coloração varia regionalmente de amarelo areia a cinza escuro. Possui uma cauda preta e espessa e sua pelagem apresenta áreas brancas no peito, patas e barriga. Suas orelhas são arredondadas possuindo a cor avermelhada na parte posterior e branca na parte interior. Os cachorros selvagens asiáticos são animais bastante sociais e vivem em grupos que possuem de 5 a 12 indivíduos, em média, mas pode atingir até 25 animais. Os grupos são territoriais. Como o lobo (Canis lupus), o cachorro selvagem africano (Lycaon pictus) e o cachorro-vinagre (Speothos venaticus), o cachorro selvagem asiático é um dos poucos canídeos que caça em grupo regularmente. Isto requer inteligência, coordenação e, algumas vezes, coragem.

Alimentação

Come frutas silvestres, insetos e lagartos. Em bandos, também costumam caçar outros mamíferos, desde roedores até cervos. Entre os mamíferos prediletos estão porcos selvagens, lebres, cabras selvagens, carneiros e, ocasionalmente, macacos.

O cachorro selvagem asiático é considerado por muitos um assassino cruel devido a forma como mata suas presas. Diferente da maioria dos outros canídeos, o cachorro selvagem asiático raramente mata mordendo o pescoço da presa. Os grandes mamíferos são atacados pelas costas enquanto os menores são pegos por qualquer parte do corpo. Os pequenos são mortos por uma rápida pancada na cabeça e os grades são estripados. As presas maiores raramente morrem do ataque, mas sim pelo sangue perdido e pelo choque sofrido enquanto seus intestinos, cabeça, fígado e olhos são devorados.

Os
cachorro selvagem asiático competem por comida, não brigando, mas pela rapidez com que podem comer. Um animal adulto pode comer mais de 4 Kg de carne em uma hora. Dois ou três animais podem matar um cervo de 50 Kg em menos de 2 minutos e eles começam a comer o animal antes de estar morto. Caçam principalmente durante o dia. A maioria das caçadas envolve todos os membros adultos do grupo, mas indivíduos solitários também abatem pequenos mamíferos. Normalmente as presas são localizadas pelo cheiro. Se a vegetação alta estiver escondendo sua presa, o cachorro selvagem asiático pode dar saltos no ar ou ficar de pé sobre as patas traseiras na tentativa de avistar a presa. Seu corpo mede em torno de 90 cm, a cauda pode variar de 40 a 45 cm e mede cerca de 50 cm do chão até a altura do ombro. Os animais que vivem na Rússia costumam ser maiores. Tem um peso aproximado de 17 a 21 Kg.

Reprodução
O período de acasalamento ocorre de Setembro a Fevereiro na Índia Central e Norte e de Setembro a Dezembro no Sul da Índia. Os filhotes são amamentados até a oitava semana de vida e atingem a maturidade sexual com 1 ano de vida.

Os animais do grupo ajudam a alimentar os filhotes e as fêmeas em período de amamentação. O grupo continua a cuidar dos filhotes depois que deixam o esconderijo (com 70 a 80 dias de vida), regurgitando carne e permitindo que eles cheguem até as presas abatidas. tem de 8 a 9, mas também são comuns crias com 3 ou 4 filhotes. Com uma gestação de 60 a 62 dias.


Distribuição Geográfica

O cachorro selvagem asiático vive em florestas (secas, úmidas e tropicais), mas ocasionalmente também são encontrados em estepes abertos e pradarias. Na Rússia, vivem em florestas de altitudes elevadas.

No passado, o cachorro selvagem asiático era encontrado em uma vasta extensão do continente asiático. Atualmente pode ser encontrado e
m uma região que vai desde as montanhas Altai na Manchúria (Nordeste da Ásia) estendendo-se para o Sul através da floresta da Índia, Burma e o Arquipélago Malaio.


0 comentários: