Carcará



Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem:
Accipitroformes
Família: Falconidae
Género: Polyborus
Espécie:P. plancus
Nome científico: Polyborus plancus



Descrição
É um falcão de pernas e pescoço compridos. De cor parda, ele apresenta manchas brancas na garganta, peito e cauda, e possui uma crista negra no alto da cabeça. Mede de 50 a 60 cm de comprimento, possuindo manchas mais claras nas pontas das asas. Cara vermelha.

Ele tem pernas fortes e passa a maior parte do tempo no solo. Freqüentemente é visto pousando no meio das estradas e nas cercas.
Vivem em pequenos grupos, sozinhos ou em pares.
Habitam regiões de florestas, montanhas, campinas, cerrados,áreas litorâneas, caatinga e pantanal.Também freqüentam áreas rurais e urbanas, tendo dessa forma muito contato com homem, do qual tira grande proveito por seus hábitos de carniceiro, consumindo grande parte do lixo dispensado pelos humanos.
Onívoro, alimenta-se de quase tudo: desde lixo, carniça, pequenos mamíferos, insetos, cobras, anfíbios a sementes como feijão, amendoim e frutos do dendê.Também saqueia ninhos de outras aves e também ataca filhotes de carneiros e cabras.

Vivem em média 15 anos, atingindo a maturidade sexual aos três. A fêmea coloca de quatro a cinco ovos por ninhada, e tem o auxílio do macho durante o choco, e no cuidado para com os recém-nascidos.Tanto o macho como a fêmea podem ser muito agressivos a intrusos no ninho.


Alimentação

A invenção do automóvel trouxe grande benefício para o carcará. Este grande pássaro consegue bom suprimento de alimento dos restos de animais atropelados nas rodovias. O carcará é um limpa-estradas.

Come tudo o que acha, desde as carcaças de cadáveres comidos pelos corvos, até insetos e lesmas. Seu sistema digestivo é poderoso e o que não consegue digerir é regurgitado sob a forma de pelotas.

Habitat
Regiões abertas, próximas de residências, estradas e áreas cultivadas, principalmente em terrenos arados recentemente.
Ocorre desde o extremo sul dos Estados Unidos, México até a América do Sul.

Estado de Conservação

Não é uma espécie ameaçada, uma vez que ocupa uma grande área de distribuição geográfica, mesmo assim algumas populações em determinadas regiões sofrem declínios, uma vez que muitas vezes essas aves além de terem seus habitats destruídos também são perseguidos e mortos por humanos.

1 comentários:

Bem vindo! disse...

Visite meu blog:eworldgamer.blogspot.com
e se puder siga ou seja um parceiro!