Grou Coroado



Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem:
Gruiformes
Família:
Gruidae
Género:
Balearica
Espécie:
B. pavonina
Nome científico:
Balearica pavonina

Descrição
Esta elegante ave mede cerca de 1m de altura. Tem uma bonita coroa de penas amarelas, sendo a parte frontal da cabeça preta, o pescoço cinzento claro e o resto do corpo cinzento escuro. As asas são brancas e a cauda é castanha. As patas são altas, o que lhe permite deslocar-se com facilidade entre a erva alta e em zonas húmidas.


O
grou-coroado (Balearica pavonina) é um grou africano, também é conhecida pelos nomes de ganga e grou-real. Essas grandes aves se reúnem ao redor de brejos no norte e centro da África. Podem formar grandes bandos com mais de 60 grous, mas, como muitos pássaros grandes, os grous-coroados se acasalam por toda a vida. São os únicos grous conhecidos que se empoleiram em árvores e não migram (como fazem os grous norte-americanos). Emitem um som estridente. Suas plumas coloridas são utilizadas em elaborados rituais matrimoniais que formaram a base de danças de cerimônias de algumas tribos africanas, inclusive os Masai.

O grou coroado é a mais bonita das aves de sua família. Destaca-se entre os gruídeos pelo penacho sedoso que ostenta no alto da cabeça e pela parte nua em tomo dos olhos que é branca manchada de vermelho escarlate. Possui um bico pequeno e bem proporcionado e uma carúncula vermelho-viva pendurada sob o pescoço.
O Grou Coroado não é uma ave migratória, fazendo apenas movimentos sazonais em busca de alimento. Fora do período de nidificação, vive em bandos e por vezes em sociedade com outros animais.


Alimentação

Insectos, pequenos vertebrados, tais como, rãs, cobras, lagartos e roedores, rebentos verdes, sementes e bagas.


Reprodução

Os Grous Coroados, geralmente nidificam perto de água, sendo o ninho, uma plataforma de ramos e juncos em águas pouco profundas, numa ilhota ou abrigado na margem.

Não existe dimorfismo sexual e são aves monogâmicas. A côrte nupcial consiste em danças muito elaboradas e o casal defende um largo território de reprodução, em terras de pasto ou em terrenos húmidos. A postura é composta por 2 a 4 ovos os quais eclodem ao fim de 29-31 dias. Ambos os sexos participam na incubação e nos cuidados parentais alternadamente. Frequentemente usam o ninho de anos anteriores, limitando-se a completá-lo.
Habitat
Locais com muita erva nas proximidades de lagos e rios em Uganda, Sul do Qùénia, Norte do Zimbabwe, Norte de Moçambique, Angola, Namíbia e África do Sul.


Ameaças

Os Grous Coroados sempre coexistiram com as pessoas mas a sua população diminuíu na última década, principalmente devido à destruição dos seus habitats, resultado do aumento da população humana e consequentemente as alterações no uso dos terrenos, principalmente devido à agricultura. A perca ou deteriorização das zonas húmidas é outra causa devido à falta de zonas de nidificação.
Outros factores de ameaça da espécie são desflorestação, pesticidas usados na agricultura, captura para domesticação e exportação.

1 comentários:

Charles de Almeida Ferreira disse...

O grou coroado não tem 1,80 metros, está errado, deve ter no máximo 1 m de altura