Addax



Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Bovidae
Subfamília: Hippotraginae
Género: Addax
Espécie: A. nasomaculatus
Nome científico: Addax nasomaculatus


Distribuição
Adax (Addax nasomaculatus) é um mamífero artiodáctilo da família dos bovídeos, outrora espalhado pelas regiões desérticas no norte da África, do oceano Atlântico ao rio Nilo.

Provido de longos cornos anelados desenvolvendo-se em espiral. Próprio das regiões de deserto, atinge l m de porte, possuindo cascos largos e arredondados, bem adaptados à marcha sobre a areia. A sua cor é amarelada, com cabeça e pescoço negros, sendo a cauda e as patas brancas.

O adax é um animal gregário. Hoje em dia são encontrados em pequenos grupos vagando pelo deserto em busca de comida. Antigamente era possível que as manadas contivessem mais de mil animais. O bando é liderado por um macho mais velho e contém tanto machos quanto fêmeas.

O adax tem hábitos noturnos e crepusculares. Durante o dia ele se protege do calor repousando em covas rasas que escava na areia do deserto.

Embora já tenha ocupado um espaço bem mais vasto no território africano, neste momento o Addax está reduzido a algumas zonas na Nigéria, Chade, Norte do Malí, Sul da Mauritânia, Sul da Líbia e alguns territórios do Sudão, onde vivem em grupos de 20/25 animais.

Alimentação

O adax se alimenta preferencialmente de gramíneas. Na falta dessas pode comer acácias e outras leguminosas.

Estado conservação

Vulnerável


Gestação
A gestação da fêmeas Addax dura cerca de 260 dias, altura que nasce em geral apenas uma cria.

Tamanho

Este animal pode atingir o 1,6 metros de comprimento e pesar 120 kg


Longevidade

O Addax pode viver cerca de 25 anos

0 comentários: