Arara-vermelha



Reino: Animalia
Filo:
Chordata
Classe:
Aves
Ordem:
Psittaciformes
Família:
Psittaciformes
Género:
Ara
Espécie:
A. chloropterus
Nome científico:
Ara chloropterus

A arara-vermelha (Ara chloropterus) é uma ave psitaciforme, nativa das florestas do Panamá a Santa Catarina, Paraguai e Argentina. A sua alimentação é baseada em sementes, frutas, coquinhos.

A arara-vermelha mede até 90 centímetros de comprimento e pesa até 1,5 quilo. De coloração vermelha parecida com a arara piranga, da qual se diferencia pelo vermelho mais escuro, face decorada por linhas delgadas de penas vermelhas, e especialmente, pelo verde na parte média das asas que continua até a parte de trás, asas com extremos azuis, rabadilha e ponta do rabo azul. Cada postura é composta por ovos de 5 centímetros, incubados por 29 dias.

O ninho dessa arara é feito em ocos de árvores, mas ela também se aproveita de buracos em paredes rochosas para colocar os ovos, os quais são chocados apenas pela fêmea, que fica no ninho. Quem cuida de garantir a alimentação tanto da fêmea como dos filhotes é o macho, que nessa espécie é fiel, mantendo a mesma companheira a vida inteira.

Costuma andar em bando. Habita a copa de florestas altas, florestas de galeria, campos com árvores isoladas, buritizais e coqueirais, até 1400 m. Hábitos semelhantes ao de outras araras.

1 comentários:

Claudia disse...

Interesting article!