Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Galliformes
Família: Cracidae
Género: Crax
Espécie:C. fasciolata
Nome científico: Crax fasciolata
Caractéristicas
Possui penacho coma ponta das penas recurvadas para cima.
A região das narinas é amarela. Dimorfismo sexual acentuado. Os machos são negros, barriga branca, o amarelo das narinas é maior e a ponta das penas da cauda é branca.
As fêmeas são marrom-café, rajadas de branco. Topete com a base das penas branca. Peito mais claro e barriga branca. Pernas compridas.
É o mais conhecido dos mutuns. Mede aproximadamente 85 cm de comprimento e pesa quase 3 kg. Podem viver por 40 anos.
Tem habitos arboricolas a tarde e pela manhã circulam pelas praias locais. São monógamos. O macho dá comida à fêmea. Dormem empoleirados no tronco das árvores.Alimentação
Frutas, sementes, restos vegetais, folhas, brotos, gafanhotos, pererecas, lagartos e aranhas.
Reprodução
Atingem a maturidade aos 2 anos. Reproduzem-se de setembro a janeiro. A incubação dura 33 dias, produzindo-se de 2 a 4 filhotes. Apesar de logo ao nascer serem capazes de andar, os pintos ficam sob a guarda da fêmea por até quatro meses.
Ameaças
Caça e destruição do hábitat. Espécie ameaçada de extinção.
Habitat
Sul do Amazonas, do Pará, Maranhão, Brasil central até oeste de São Paulo, Paraná e Minas Gerais abitando florestas densas, próximas de rios, matas ciliares e orla de matas.
1 comentários:
Esse animal é lindo... a pena é que nasci em uma cidade chamada Mutunópolis, em homenagem aos mutuns, e nunca vi um... só no zoológico!
Postar um comentário