Mutum Pinima


Macho

Fêmea


Reino: Animalia
Filo:
Chordata
Classe:
Aves
Ordem:
Galliformes
Família:
Cracidae
Género:
Crax
Espécie:
C. fasciolata
Nome científico:
Crax fasciolata

Caractéristicas
Possui penacho coma ponta das penas recurvadas para cima.

A região das narinas é amarela. Dimorfismo sexual acentuado. Os machos são negros, barriga branca, o amarelo das narinas é maior e a ponta das penas da cauda é branca.

As fêmeas são marrom-café, rajadas de branco. Topete com a base das penas branca. Peito mais claro e barriga branca. Pernas compridas.

É o mais conhecido dos mutuns. Mede aproximadamente 85 cm de comprimento e pesa quase 3 kg. Podem viver por 40 anos.

Tem habitos arboricolas a tarde e pela manhã circulam pelas praias locais. São monógamos. O macho dá comida à fêmea. Dormem empoleirados no tronco das árvores.

Alimentação

Frutas, sementes, restos vegetais, folhas, brotos, gafanhotos, pererecas, lagartos e aranhas.


Reprodução

Atingem a maturidade aos 2 anos. Reproduzem-se de setembro a janeiro. A incubação dura 33 dias, produzindo-se de 2 a 4 filhotes. Apesar de logo ao nascer serem capazes de andar, os pintos ficam sob a guarda da fêmea por até quatro meses.


Ameaças

Caça e destruição do hábitat. Espécie ameaçada de extinção.


Habitat

Sul do Amazonas, do Pará, Maranhão, Brasil central até oeste de São Paulo, Paraná e Minas Gerais abitando florestas densas, próximas de rios, matas ciliares e orla de matas.

1 comentários:

Thays Couto disse...

Esse animal é lindo... a pena é que nasci em uma cidade chamada Mutunópolis, em homenagem aos mutuns, e nunca vi um... só no zoológico!