Lagarto aranha



Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe:
Reptilia
Ordem:
Squamata
Família:
Agamidae
Género:
Agama
Espécie:
A. mwanzae
Nome científico:
Agama mwanzae

Descrição
O lagarto-aranha (
Agama mwanzae) é uma espécie de lagarto que possui uma coloração vermelha e azul em todo o seu corpo, semelhante à roupa do herói da Marvel Comics, o Homem-Aranha.

Os agamas formam grupos de dez a vinte indivíduos. O líder é um macho mais idoso, enquanto as fêmeas e os machos jovens constituem os outros membros do grupo. A sua cor é marrom escura durante a noite, mas depois da alvorada as cores do macho dominante modificam-se: o corpo fica azul claro, a cabeça e a cauda ficam laranja brilhante. Essas cores podem alterar-se dependendo do humor do macho dominante.

A tamanho máximo para os lagartos do sexo masculino tem 25 centímetros e os lagartos sexo feminino é de 20 centímetros

Quando lutam, os agamas sibilam e tentam atingir a cabeça do adversário com a cauda. Estes golpes podem ser muito violentos e frequentemente resultam em hematomas ou maxilares partidos.

O seu comportamento de alarme consiste num oscilar da cabeça, levantando-a duas vezes seguidas. Tendo a cabeça uma cor viva, este movimento torna-se muito notável.

As fêmeas do grupo são inteiramente castanhas. Frequentemente existe uma fêmea, mais altamente posicionada na hierarqueia do grupo, que permanece perto do macho e mantém as outras afastadas.

Alimentação
Sua dieta consiste principalmente de formigas, gafanhotos, besouros e cupins. A caça pela visão, ela se senta na vegetação, no âmbito de um afloramento de rocha, ou na sombra e espera até que um inseto ou mamífero pequeno passa e, em seguida, vai perseguir a presa. Eles pegam suas presas usando uma língua com a ponta coberta por glândulas mucosas, o que ajuda o lagarto em agarrar presas pequenas como formigas e cupins.


Reprodução

As fêmeas atingem a maturidade sexual com a idade de quatorze a dezoito meses, e os do sexo masculino com dois anos. Os agamas reproduzem durante a estação chuvosa, embora sejam capazes de reproduzir quase o ano todo em áreas de precipitação consistente. O macho vai abordar a fêmea por trás e morder a cabeça dela. Se ela aceita, então ela vai arquear as costas com a cauda e a cabeça levantada. O macho caminha a seu lado e agarra seu pescoço e coloca a perna na parte traseira do sexo feminino, o giro par 90 graus, a fim de trazer as cloacas juntas e empurra a cauda em sua cloaca inserir seu direito ou hemipénis esquerda (dependendo do lado do local) . Este ritual de acasalamento geralmente dura um ou dois minutos, quando a fêmea vai embora e correm, o macho também depois de vários minutos.

A fêmea deposita seus ovos em um buraco que escava com o focinho e garras. O buraco é de cinco centímetros de profundidade e é encontrado em areia, molhado, o solo úmido que é exposto à luz do sol quase o dia todo e coberto por pastagem ou gramíneas. Os ovos são geralmente postos em desovas variam de cinco a sete ovos elipsoidal. O agama tem um embrião termorregulado resultando em todos os machos chocados a de vinte e nove graus e todas as fêmeas chocadas aos vinte e seis e sete graus Celsius . Os ovos eclodem dentro de oito a dez semanas. Os filhotes serão entre 3,7 e 3,8 centímetros. Eles quase que imediatamente começar a comer pedras, areia, plantas e insetos. O adolescente vai permanecer solitário, nos primeiros dois meses e quatro meses vive em um grupo gregário com um macho dominante, várias fêmeas e alguns machos subordinados adolescente (sub-machos). O macho dominante tem distinção de acasalamento dentro de seu território. Se um sub-macho ou intruso tenta copular com suas fêmeas, em seguida, há um desafio de lutar. Para obter território os machos devem estabelecer um novo território, sem torneiras ou derrotar o macho dominante atual .


0 comentários: