Beija-Flor-de-bico-vermelho



Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem:
Apodiformes
Família: Trochilidae
Género:
Chlorostilbon
Espécie: C. lucidus
Nome científico: Chlorostilbon lucidus


Características

Esse beija-flor tem 8,5 centímetros e pesa 3,5 gramas.
Sua plumagem verde-brilhante abrange as partes dorsal e ventral, apresentando um brilho dourado mais intenso na fronte e mais azulado na garganta. As penas da cauda são azuis.
A fêmea distingue-se por uma linha curva branca atrás dos olhos e pela ponta da cauda esbranquiçada.
Durante as horas da sua maior atividade é muito agressivo. Toma banho na chuva.
Tem necessidade de tanta limpeza devido, ao constante contato com o líquido viscoso das flores. Gosta de tomar banho de sol e se espreguiça após o descanso. Dorme de bico para a frente, a cabeça um pouco levantada, posição semelhante a que assume durante a chuva e quando canta. Coloca freqüentemente as asas por baixo da cauda. Pousa abertamente num galho fino para dormir.


Alimentação

Alimenta-se quase que exclusivamente em vôo e é adaptado para sugar o néctar das flores. Também come insetos e aranhas.


Reprodução
Pode nidificar em diversos locais: nas raízes pendentes dos barrancos das estradas; nos ramos de pequenos arbustos; nos pés de café ou rente a uma folha. A parte externa das paredes do ninho são ornamentadas com líquens, fragmentos de folhas e ramos, que às vezes se prolongam pela parte inferior do ninho, tornando-o camuflado com o ambiente.

Distribuição Geográfica
Pode ser encontrado no Nordeste e, do Espírito Santo ao Rio Grande do Sul. Vive em capoeiras ralas, áreas abertas e matas de candeias floridas.

0 comentários: