Camaleão Brasileiro




Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe:
Reptilia
Ordem: Squamata
Família: Polychrotidae
Género: Enyalius
Espécie: E. iheringii
Nome científico:
Enyalius iheringii
Nomes vulgares: papa-vento (português); camaleão (português); lagarto-verde (português); lagarto (português); green-lizard (inglês); ihering's-fathead-anole (inglês).


Descrição
O camaleão é uma espécie de lagarto que mede cerca de 30 cm e possui a incrível capacidade de mudar a cor, ficando camuflado no ambiente. Em 1 min é capaz de alterar completamente sua cor (veja nas fotos as várias cores que ele pode adquirir). O camaleão é um lagarto da família
Polychridae.
Seu período de vida é de aproximadamente 10 anos, o macho se distingue por apresentar uma coloração uniforme (geralmente verde) e ser menor.
Dorme suspenso sobre os galhos ou ramos secos enroscados ou bromélias, onde ás vezes se refugia entre as folhas secas, na parte inferior da planta.

Pesa cerca de 1 kg.


Alimentação

Fica à espreita de insetos e outros invertebrados; nos troncos costuma capturar muitas cigarras, que demora um pouco para engolir (5 a 10 min).


Reprodução

Após o acasalamento, desova geralmente no solo da mata. Desova entre 05 e 15 ovos por postura, que eclodem após 70 dias de incubação.



Habitat e distribuição geográfica

Habitante da mata Atlântica, tem hábito diurno, vive tanto chão, sobre a camada de folhas secas (serapilheira), como nos troncos (geralmente numa altura não superior a 2,5 m) e galhos baixos das árvores e arbustos, sempre imóvel e muito bem camuflado – quando está no chão, costuma dar um disparo, buscando refúgio.

0 comentários: