Mariposa Colibri




Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Lepidoptera
Família: Sphingidae
Gênero: Macroglossum
Espécie: M. stellatarum
Nome científico: Macroglossum stellatarum


Descrição

A Mariposa Colibri (stellatarum Macroglossum) é uma espécie de Sphingidae. Sua longa tromba e seu comportamento de pairar no ar, acompanhado de um zumbido audível, torná-lo muito parecido a um colibri ou beija-flor , enquanto se alimentam de néctar das flores.

A envergadura é 40-45 mm.
Teoriza-se que essa semelhança com o beija-flor é resultado da evolução convergente. Voa durante o dia, especialmente à luz do sol, mas também ao entardecer, madrugada, e até mesmo na chuva, o que é incomum, mesmo para esfingídeos diurno. Suas habilidades visuais têm sido muito estudados, e que tem demonstrado ter uma capacidade relativamente boa para aprender as cores.
Duas ou mais ninhadas são produzidas a cada ano.

Os adultos pode ser encontrado em qualquer época do ano, especialmente no sul da Europa e Ásia, onde pode haver três ou quatro ninhadas. Ele hiberna como um adulto em uma fenda entre as rochas, árvores e edifícios. Em dias muito quentes pode surgir para se alimentar no meio do inverno.


Alimentação

Larvas alimentam-se de bedstraws ou madders (Rubia), mas foi registrado em outras Rubiaceae e Centranthus, Stellaria e Epilobium.


Os adultos particularmente gostam de flores com néctar de lotes (por exemplo, Jasminum , Buddleia , Nicotiana , Primula , Viola , Syringa , Verbena , Echium , Phlox e Stachys). Este inseto poliniza muitas flores do jardim popular, que constituem os órgãos de tubo, contendo o néctar.

Distribuição Geográfica e Habitat
A Mariposa Colibri está distribuída por todo o norte do Velho Mundo a partir de Portugal para o Japão, mas é a única residente em climas mais quentes (sul da Europa, Norte da África). É altamente migratórios e pode ser encontrado em praticamente qualquer lugar no hemisfério, no verão. No entanto, raramente sobrevive ao inverno em latitudes norte (por exemplo, ao norte do Alpes na Europa , ao norte do Cáucaso, na Rússia).


As Mariposa Colibri da família Sphingidae são conhecidas como "mariposas beija-flor", nos E.U.A, e "mariposas abelha" na Europa, que às vezes causa confusão entre esta espécie e gênero da América do Norte que não são as mesmas.



1 comentários:

Don "Sato" Corleone disse...

Selo Blog Supremo dado ao seu Blog pelo blog Reino Aquático....Parabens..

http://2.bp.blogspot.com/_9wNo_INVpgs/TAKgYdC8fCI/AAAAAAAAARc/NX2KZf7T8eI/s1600/Selo+Blog+Supremo.jpg