Cobra marinha




Reino:
Animalia
Filo: Chordata
Classe:
Reptilia
Ordem: Squamata
Família: Elapidae
Género:
Hydrophis
Espécie:
H.melanocephalus
Nome científico:
Hydrophis melanocephalus



Descrição
As cobras marinhas são descendentes conhecidas das cobras terrestres australianas, que evoluíram para répteis aquáticos.

Elas vivem apenas nos oceanos tropicais, especialmente no Oceano Índico e no oeste do Oceano Pacífico, e 32 espécies foram encontradas nas águas da Grande Barreira de Corais. São razoavelmente grandes, mas poucas excedem os dois metros de comprimento e tem uma variedade de cores variando entre o azul e preto, cinza e preto e amarelo e preto.

Apesar de morder apenas se for provocada, seu veneno costuma ser mais tóxico do que o das cobras terrestres, por isso ela é o animal mais perigoso de todos. A maioria das cobras marinhas consegue produzir de 10 a 15 miligramas de veneno por vez, sendo que uma dose fatal é de apenas 1,5 mg! Felizmente, já existe soro anti-ofídico contra todos os venenos de cobra, por isso as mortes humanas raramente acontecem.


Outro da mesma espécie Hydrophis belcheri é a mais venenosa do mundo, com um veneno 100 vezes mais potente que o taipan (cobras mais venenosas do mundo terrestre) que vivem na Austrália.

Alimentação
Essas serpentes se alimentam de moluscos em geral, e também de alguns peixes e de moreias.

Distribuição Geografica e Habitat
Estes animais estão confinados aos oceanos tropicais, especialmente na Índia e no oeste do Oceano Pacífico, podendo ser encontrados em áreas rochosas das encostas do continente australiano.

0 comentários: