Cutia



Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe:
Mammalia
Ordem: Rodentia
Família: Dasiproctidae
Género:
Dasyprocta
Espécie:
D. aguti
Nome científico:
Dasyprocta aguti


Descrição

A cutia (Dasyprocta aguti) (também conhecida como cotia) é um mamífero roedor, da família Dasiproctidae, gênero Dasyprocta, de pequeno porte, medindo entre 49 e 64 cm. Sua coloração é variável entre as espécies.

As cutias têm apenas vestígio de cauda, extremidades anteriores bem mais curtas que as posteriores, e pés compridos com cinco dedos, sendo três desenvolvidos, com unhas cortantes equivalentes a pequenos cascos, e o quinto dedo muito reduzido.

A sua pelagem apresenta um efeito especial, aparentando ser dourada. Cada pelo possui zonas de várias cores, desde branco a castanho escuro. Este efeito de zonagem, comum em muitos outros animais tais como o lobo-cinzento, é causado por uma substância chamada eumelanina, que, durante o crescimento do pelo, é produzida de forma intermitente, dando origem a esse efeito. Por esta razão é usada a designação aguti para referir genericamente este efeito na pelagem dos animais. É de hábitos noturnos. Situação atual: Esta espécie está amplamente espalhada e é bastante comum.

Alimentação
Herbívoras, as cutias se alimentam de sementes e frutos. Costumam fazer uma coleta cuidadosa na época de abundância para utilização em épocas de escassez.

Reprodução
Depois de um perído de gestação de 120 dias, nascem 1 ou 2 crias providas de pêlo e com olhos abertos. Os pequenos refugiam-se num esconderijo cavado por outro animal e saem para a mãe alimentá-los. É monógamo. Seu período de vida é de 18 anos.


Distribuição Geografica e Habitat

Vive em selvas caducifólias e chuvosas tanto primárias como secundárias, bosques (em galerias) e plantações das Guianas e do Brasil.
É terrestre e vive em áreas com árvores grandes, rios e zonas pantanosas, onde encontra abrigos ideais para se refugiar.

2 comentários:

Diêgo Lôbo disse...

Olá, tudo certo?
Mudamos de endereço lá no E esse tal Meio Ambiente?. Consequetemente, mudamos de banner também.
Podem passar lá pra pegar?
http://essetalmeioambiente.com/?page_id=53

Abração.

Rárisson Sampaio disse...

Meu amigo tem uma no quintal dele... xD