Équidna-de-focinho-curto




Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe:
Mammalia
Ordem: Monotremata
Família: Tachyglossidae
Género:
Tachyglossus
Espécie:
T. aculeatus
Nome científico:
Tachyglossus aculeatus

Descrição
Animal de hábitos diurnos e/ou noturnos, está adaptado para escavar formigueiros e o solo a procura de formigas e cupins, devido as potentes garras presentes tanto nos membros dianteiros quanto traseiros. É a menor das espécies de équidnas conhecidas. Diferencia-se do gênero Zaglossus por diversas características físicas, entre elas o tamanhos dos membros, do focinho e quantidade de espinhos; hábitos alimentares e comportamentais. Apresenta o corpo coberto por espinhos, que podem medir até seis centímetros de comprimento.

O focinho longo e fino é cerca de metade do tamanho da cabeça, sendo quase reto ou então curvado ligeiramente para cima. Cada pata possui cinco dígitos, com garras largas, rígidas e retas, adaptadas para escavar. Ambos os sexos apresentam um esporão nos membros traseiros, oco e sem produção de veneno, ao contrário do Ornithorhynchus anatinus.

Vive muito, já foi assinalado o caso de um équidna-ouriço que viveu 50 anos em cativeiroe pesa em torno de 2,5 a 6,0 Kg e com tamanho aproximado de 50cm de comprimento.

Alimentação

Come insetos e vermes, mas sobretudo formigas e cupins, que descobre com seu focinho, tão sensível, que serve mais como órgão tátil do que olfativo. Para comer, o equidna procede da mesma maneira que os tamanduás, isto é, serve-se da longa língua pegajosa, retirando-a, junto com alimento, uma certa quantidade de areia, de poeira, de resto de mata e, às vezes, um pouco de ervas, que lhe facilita a trituração.

Reprodução
Ovípara, a fêmea bota um único ovo. Na época de reprodução aparece no ventre da fêmea uma dobra de pele em forma de crescente, que forma uma bolsa suficientemente grande. Esta bolsa recebe o ovo à saída da cloaca, o qual, sempre único, fica protegido por uma casca membranosa e mole. Sua incubação dura de 7 a 10 dias, na bolsa.

O recém-nascido, inteiramente nu, fica na bolsa até que seu pêlo tenha se formado. A mãe coloca-o em um refúgio seguro, onde vai periodicamente aleitá-lo.

Ameaças
É uma espécie pouco ameaçada de extinção, sendo encontrada em variados ecossistemas. Se adaptou bem a colonização da Austrália, podendo ser encontrada em áreas agrícolas e pastagens. A população é estável, tendo poucos fatores de risco.
O seu único inimigo é o homem. Os
indígenas apreciam muito sua carne.

Distribuição Geográfica e Habitat

A équidna-de-focinho-curto é encontrada na Austrália incluindo diversas ilhas adjacentes, entre elas a Ilha Kangaroo, Tasmânia, Ilha King, Grupo Furneaux; e no sudoeste da ilha de Nova Guiné (Indonésia e Papua-Nova Guiné), como também uma população isolada no vale de Markham (Papua-Nova Guiné).

Habita variados ambientes, podendo ser encontrada tanto em desertos, savanas, florestas e áreas montanhosas. Também ocorre em áreas agrícolas. Em altitude é encontrada do nível do mar até até os 1.675 metros

0 comentários: