Araraúna



Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem:
Psittaciformes
Família: Psittacidae
Género:
Anodorhynchus
Espécie: A. glaucus
Nome científico: Anodorhynchus glaucus
Outros nomes: Arara-azul-pequena, arara-azul-claro, arara-celeste, arara-preta e araúna.

Descrição
A Araraúna (Anodorhynchus glaucus) é uma arara encontrada na baixa bacia dos rios Paraná e Uruguai, na Argentina, Paraguai, Uruguai e sul do Brasil.É parente da Arara-azul-grande e da Arara-azul-de-lear.

Também é conhecida pelos nomes de arara-azul-claro, arara-celeste, arara-preta, Arara-azul-pequena e araúna. É considerada extinta por muitos pesquisadores por não ser avistada na natureza há mais de 80 anos, sendo que não existem exemplares em cativeiro.
A Araraúna mede 70 cm de comprimento.Possui uma plumagem azul turquesa com uma grande cabeça acinzentada.
Ela tem uma longa cauda e um forte bico, possui anéis amarelos em forma de meia lua contornando a mandíbula.


Alimentação

Frutas, grãos, frutos das palmeiras e insetos.


Últimos Registros

Tornou-se raro durante o século 19, devido à captura e perda de habitat , e apenas dois registros aceitáveis das aves selvagens foram recebidos no século 20. Expedições por ornitólogos a sudoeste do Paraguai durante a década de 1990 não apareceram provas de que o pássaro estava ainda em existência. Além disso, apenas os moradores mais antigos da região tinha conhecimento da arara, com a última aparição considerada confiável ocorrendo em 1960.

É mais provável que o desaparecimento de aves está relacionada com a derrubada da palmeira atacado yatay (Butia yatay), que nozes parece ter constituído o seu principal alimento. No entanto, parece habitat adequado para permanecer no Parque Nacional El Palmar , na província argentina de Entre Ríos, e os rumores persistentes de aves, a existência exigem exames complementares.


Habitat e Distribuição Geográfica

Florestas umidas de matas ciliares a beira de rios e áreas pantanosa da zona tropical e subtropical da regiao Central e Sul do Paraguai, extremo Sul do Mato Grosso no Brasil.


0 comentários: