Solenodonte



Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe:
Mammalia
Ordem: Soricomorpha
Família: Solenodontidae
Género:
Solenodon
Espécie:
S. paradoxus
Espécie:
S. cubanus
Nome científico: Solenodon paradoxus
Nome científico: Solenodon cubanus

Solenodontidae é uma família de mamíferos insetívoros nativos das ilhas de Cuba e Hispaniola. Contém um único gênero Solenodon.
São conhecidos vernacularmente de solenodonte ou almiqui. Existem duas espécies bastante semelhantes: o solenodonte-de-cuba (Solenodon cubanus) e o solenodonte-do-haiti (Solenodon paradoxus), que habita a ilha de Hispaniola.

Outras duas espécies estão extintas. Este animal é um verdadeiro fóssil vivo, de cujos antepassados foram encontrado ossos que datam de há 30 milhões de anos.

Seu corpo tem um comprimento de 28 a 32 cm e a sua cauda mede de 17 a 27 cm. De hábitos noturnos, anda em zigzag; sua saliva é venenosa: o segundo incisivo de cada lado de sua mandíbula inferior tem uma ranhura ligada diretamente a uma glândula de veneno, de onde provém seu nome latino Solenodon, "dente sulcado".

O seu veneno é muito ativo: quando dois destes animais se encontram e brigam, ocorre que um dos dois morre envenenado por causa das mordidas do rival, sendo um dos poucos mamíferos venenosos.


Existem poucas informações sobre está espécie, mas já temos estudos sendo realizados em cima esta espécie que e muito ameaçada de extinção, e é endémica desses paises, da América Central.

0 comentários: