Pica-pau-bico-de-marfim



Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem:
Piciformes
Família: Picidae
Género:
Campephilus
Espécie: C. principalis
Nome científico: Campephilus principalis


O pica-pau-bico-de-marfim ou pica-pau-real (Campephilus principalis) é uma espécie de pica-pau, considerada extinta mas redescoberta em 2005. É nativa da América do Norte.
A ave é um pica-pau de topete vermelho, aproximadamente do tamanho de um corvo, com cerca de 50 centímetros.

Os pássaros habitavam uma grande área das terras baixas americanas e as florestas de pinheiros até a segunda metade do século 19. Eles precisam de muita alimentação, e acredita-se que a expansão de povoados e cidades tenham acabado com seu habitat natural. Eles também foram extintos em Cuba durante o mesmo período. Os ornitólogos dizem que cada casal de Campephilus principalis precisa de quase 8 quilômetros quadrados de floresta para sobreviver. Acreditava-se que existissem somente 22 deles em 1938.

Houve várias visões independentes do pássaro no Arkansas, o ano passado, e há até mesmo um videoteipe. Num esforço para ajudar os pássaros, o Laboratório de Ornitologia de Cornell (Cornell Lab of Ornithology), o grupo de Conservação da Natureza, e outros grupos, juntaram-se para criar a Parceria dos Grandes Pica-Paus, a fim de conservar na área 200 mil acres de florestas de habitat e rios durante os próximos 10 anos.

John Fitzpatrick, diretor do Laboratório de Ornitologia de Cornell contou para a Associated Press: "os pássaros que foram capturados em vídeo são claramente do pica-pau Real [ivory-billed woodpecker, em inglês]. De forma fantástica, a América tem outra chance de proteger o futuro desse espetacular pássaro e as impressionantes florestas em que eles vivem."

A história apareceu quinta-feira (28/04/2005) passada como destaque da versão online da revista Science.

0 comentários: