Preguiça-de-bentinho



Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe:
Mammalia
Ordem: Pilosa
Família: Bradypodidae
Género:
Bradypus
Espécie:
B. tridactylus
Nome científico: Bradypus tridactylus


Descrição
A preguiça-de-bentinho (Bradypus tridactylus) é uma preguiça-de-três-dedos. Tais animais medem cerca de 50 cm de comprimento e pelagem cinzenta, com uma grande mancha laranja e preta nas costas.

Também são conhecidos pelos nomes de aimirim, aí-ibiretê e aí-mirim.
s bichos-preguiças se caracterizam por ter duas famílias, de acordo com o número de dedos (duas ou três garras, e que nada tem a ver com defesa, mas servem simplesmente para se dependurar nas árvores). No caso da preguiça-de-bentinho, ela se encaixa no segundo grupo.

Associada a gestos lentos, a preguiça-de-bentinho passa a maior parte do dia dormindo (em média, são 14 horas).
Raramente desce de sua árvore (a não ser para fazer suas necessidades fisiológicas, o que acontece, em média, uma vez por semana). Daí o nome.

Em resumo: quando resolvem se movimentar, isso é à noite, até em função da temperatura menor e para evitar os predadores (leia-se harpias, onças e jibóias, embora os humanos sejam a maior ameaça à sua sobrevivência, seja pela destruição das florestas como pela venda ilegal ou adoção como animal de estimação).


A movimentação diária de uma preguiça é de aproximadamente 38 metros e só. Das seis espécies conhecidas, cinco estão no Brasil e algumas seriamente em risco de extinção. Mas creiam: emboras lentas assim, as preguiças são exímias nadadoras e, na água, são velozes.


Alimentação

Herbívoras, se alimentam de folhas, brotos, flores e frutos de poucas espécies de árvores (embaúbas, ingazeiras e figueiras são as principais).


Reprodução
A gestação leva, em média, 11 meses. Os cuidados com os filhotes se estendem até os 9 meses (variável), quando são carregados pelas mães, nas costas. Em geral, gera-se apenas uma cria por vez. Tudo acontece sobre árvores, inclusive o acasalamento.
A maturidade sexual ocorre mais ou menos aos 3 anos de vida. O filhote herda parte do território da mãe.


Distribuição Geográfica e Habitat

Da América Central até o Norte da Argentina (Venezuela, Bolívia, Rio Orinoco, Guianas e norte do Brasil).

Floresta tropical, onde preferem as árvores altas e de copa densa e volumosa, e de preferência com cipós (para poderem se dependurar).




Distribuição em Azul

0 comentários: