Marlim-azul



Reino: Animalia
Filo:
Chordata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Perciformes
Família: Istiophoridae
Género: Makaira
Espécie: M. nigricans
Nome científico:
Makaira nigricans


Descrição
O Marlim-azul (
Makaira nigricans) é um peixe teleósteo, oceânico, da família Istiophoridae das águas tropicais e subtropicais do Atlântico e do Pacífico. Chega a medir até 4 metros de comprimento, possuindo dorso preto-azulado, ventre branco-prateado, primeira nadadeira dorsal preta ou azul-escura e as restantes marrom-escuras a azul-escuras.

Alguns espécimes encontrados pesavam mais de 900 kg. É uma espécie muito procurada em pesca esportiva. O marlim azul põe milhões de ovos de uma só vez, e cada um dos ovos mede 1 milímetro de diâmetro. Também é conhecido pelos nomes de agulhão, agulhão-azul e agulhão-negro.
O marlim-azul é conhecido como o "rei dos mares". A espécie é pelágica, vive na superfície e na meia água, e migradora.

O focinho tem forma de bico (daí a família ser chamada de peixes de bico). A migração desse peixe oceânico se dá no final da primavera e começo do verão (novembro a março), alcançando à costa brasileira quando as águas limpas, azuis e quentes se aproximam do continente. O marlim-azul pode ser encontrado sobre as regiões do talude continental.
Ele não costuma nadar em cardumes, somente na época reprodutiva forma pequenos grupos.

O marlim-azul tem hábitos diurnos e, na pesca esportiva, o equipamento utilizado para fisgá-lo é ultrapesado, com carretilhas capazes de armazenas 500 metros de linha. A modalidade de pesca é o corrico e as iscas mais freqüentemente usadas para atrair o marlim são as iscas naturais, como farnangaios e atuns; e as artificiais que imitam grandes lulas e "plugs" de meia-aguá.


Alimentação

Consiste basicamente de peixes, como atuns, bonitos, dourado, peixe voador e lulas.


Reprodução

Formam pequenos grupos de 5 indivíduos na época de reprodução. Durante o primeiro trimestre do ano esta espécie costuma se concentrar na costa sul do Brasil, entre 20° s e 30° s, para realizar a desova. Já no Atlântico noroeste, a reprodução parece ocorrer entre abril e setembro, em águas com temperaturas da superfície entre 26ºC e 29ºC.

A espécie possui a ova de coloração variada, de acordo com o estágio de maturação sexual, de branca opaca à alaranjada.


Distribuição Geográfica e Habitat

É mais abundante no Atlântico ocidental do que no oriental, apresentando concentrações particularmente elevadas no Golfo do México, Caribe, na costa leste da América do Sul e ao longo da costa brasileira.

0 comentários: