Acará disco




Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe:
Actinopterygii
Ordem: Perciformes
Família: Cichlidae
Género:
Symphysodon
Espécie:
S. aequifasciatus
Nome científico:
Symphysodon aequifasciatus


Descrição
Peixe de água doce, o acará-disco tem um temperamento pacífico, quase tímido, além de ser uma espécie bem delicada. Na natureza, convive com outros peixes, mas não tolera ambientes poluídos.
São territoriais apenas durante a procriação.

Fora desta época, são peixes cardumeiros. Sua origem são os igarapés da bacia amazônica. Em aquário, a indicação é que sejam colocados apenas entre iguais, pois não aceitam agressões.
Outra característica importante deste peixe é o cuidado com a própria prole: após a fertilização, os pais se revezam na tarefa de cuidar dos ovos, "abanando-os", como forma de evitar o surgimento de fungos e para defender os alevinos.

Tem mais, quando os filhotes nascem, eles se juntam ao corpo do pai e da mãe, onde encontram uma secreção leitosa que serve para alimentá-los.
Com coloração bastante variada, do azul-turquesa ao marrom, eles diferenciam-se também pelos padrões de listras e a cor dos olhos. Em função da semelhança entre macho e fêmea, é difícil distinguir o sexo de ambos, sobretudo fora da época de desova. Durante a procriação, a forma da papila genital é a melhor identificação: ela é pontiaguda nos machos e arredondada nas fêmeas. O acará-disco mede até 15 cm.

Alimentação

Preferem alimentos vivos, como dáfrias e larvas de mosquito.


Reprodução

Após a fertilização, os pais se revezam na tarefa de cuidar dos ovos, "abanando-os", como forma de evitar o surgimento de fungos e para defender os alevinos. Quando os filhotes nascem, eles se juntam ao corpo do pai e da mãe, onde encontram uma secreção leitosa que serve para alimentá-los.


Habitat e Distribuição Geográfica

S.
aequifasciatus ocorre no Rio Solimões, Rio Amazonas e do Rio Putumayo, Içá, no Brasil, Colômbia e Peru.

Essencialmente os igarapés e em rios onde a água é escura da cor de chá por causa da liberação do tanino pela decomposição de matéria orgânica

0 comentários: