Urutau Comum




Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem:
Caprimulgiformes
Família: Nyctibiidae
Género: Nyctibius
Espécie: N. griseus
Nome científico: Nyctibius griseus



Descrição
De hábitos noturnos, o urutau também é conhecido como mãe-da-lua. Hábil ao extremo, captura as suas presas durante voos exatos, onde dribla as árvores no meio da floresta densa.


Durante o dia, dizem, parece uma estátua, de tão imóvel que fica. Aliás, sua plumagem (que tanto pode ir do cinza ao marrom, com o peito com um desenho negro) é um prato cheio para se camuflar.
Sob essa mesma "armadura" de penas ela também costuma aconchegar seus filhotes. A espécie Nyctibius griseus é a mais comum entre as cinco existentes no Brasil. Um macho adulto pesa entre 160 e 190 gramas e chega a alcançar 37 centímetros de comprimento, por outros 85 de envergadura.

O nome urutau tem origem guarani. Vem da junção de guyra (ave) + tau (fantasma). Isso é graças a sua capacidade de se transformar em prolongamentos de galhos, de tão perfeito que é o seu disfarce.
Quando relaxa, o urutau abaixa a cabeça.
Mas basta aparecer um perigo para voltar à posição original: estica-se todo, apontando o bico para o céu.

Outro destaque são seus olhos, semelhantes ao de uma coruja (aliás, vive sendo confundido com esta espécie).
Mas neste quesito, tem ainda uma capacidade única entre todas as aves: consegue ver de olhos fechados. Ou melhor: tem duas incisões no meio da pálpebra, que funcionam como uma fresta. E usa-a na maior parte do dia.

Alimentação

Invertebrados, preferencialmente os insetos, que apanha em pleno o voo.


Reprodução

Em geral o ovo é posto em cavidades naturais, como as de um tronco de árvore. Por 33 dias, o casal cuida de chocá-lo em conjunto. O filhote nasce com plumagem branca e é alimentado pelos pais por 51 dias.


Distribuição Geográfica e Habitat

O urutau-comum (Nyctibius griseus) é uma ave da família dos nictibídeos, presente da região da Costa Rica à Bolívia e em todo o Brasil, bem como na Argentina e no Uruguai.


Habitando o cerrado, orla da mata e campos (de preferência com palmeiras e árvores).

0 comentários: