Camaleão velada

Macho


Fêmea



Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem:
Squamata
Família: Chamaeleonidae
Género: Chamaeleo
Espécie: C. calyptratus
Nome científico: Chamaeleo calyptratus


Descrição
O camaleão velada, calyptratus Chamaeleo, é uma grande espécie de camaleão encontrada na montanha regiões do Iêmen , Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita. É também por vezes referido como o Camaleão do Iêmen.

O macho velado é de cor verde e, dependendo do estado emocional do animal, este verde vai variar de um brilhante verde limão para um vermelho azeitona monótono. O ambiente apenas parcialmente contribuir para a "decisão" do camaleão mudar de cor. A cor de fundo verde é marcada com listras e manchas de amarelo, marrom e azul.

Não-reprodutores feminino e juvenis são geralmente de uma cor verde uniforme, com algumas marcas brancas. O destaque dessas marcas é dependente de vários fatores, incluindo a saúde, o humor e a temperatura do lagarto.
É possível para eles chegar a um comprimento de 60 cm.

A maioria dos exemplares alcançam geralmente entre 35-45 cm. As fêmeas são menores, com tamanhos ligeiramente inferior a 12 30 cm. Machos e fêmeas ambos têm um crescimento decorativos chamado de "capacete" em suas cabeças. O capacete de um camaleão macho é muito mais alto do que a da fêmea.

Alimentação
O camaleão velado é insetívoro. Eles têm a capacidade de capturar a presa, projetando sua língua pegajosa. Suas línguas são também utilizadas para o olfato e paladar. Eles também têm sido observados como tendo uma preferência por certos tipos de presas.

Insetos verdes parecem ser os favorito no entanto, eles são um dos poucos camaleões que também aprecião o gosto por plantas.

Eles se adaptaram ao consumo de folhas de plantas como uma fonte de água durante a estação seca.


Reprodução
A vida útil de um camaleão velado normalmente é de cinco anos para as fêmeas e até oito anos para os machos. Eles atingem a maturidade sexual entre 4 a 5 meses (8-12 cm).

Durante o acasalamento, as fêmeas se converter dos seus habituais verde limão a um verde escuro com manchas azul e amarelo em seus corpos dentro de 18 horas de um acasalamento bem-sucedido, a desova ocorre entre 20-30 dias após o acasalamento.

Tamanho de suas ninhadas típico é 35-85 ovos e podem ocorrer até três vezes por ano.


Habitat e Distribuição Geográfica

Camaleões Velada são lagartos arborícolas, ou seja, eles preferem viver no alto das árvores ou menos perto do solo em matas e arbustos.
Eles podem viver em áreas secas e são encontradas em regiões montanhosas de planaltos, florestas e vales do sul da Arábia Saudita e Iêmen. Eles são uma das poucas espécies de camaleões, que pode tolerar uma ampla faixa de clima temperado, embora eles preferem viver em uma faixa de temperatura de 24 a 35 graus Celcius.
Vive na fronteira entre o Iêmen ea Arábia Saudita:

O camaleão velado ocupa planaltos secos e é encontrado ao longo do sopé da escarpa e barrancos (interior vale do rio), a uma altitude de quase 3.000 metros.

0 comentários: