Borboleta Andorinha Rei (Repostado)


Casulo

Fase de lagarta

Fase de lagarta


Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Lepidoptera
Família:
Papilionidae
Género: Papilio
Espécie: P. thoas
Nome científico:
Papilio thoas



Descrição
A Andorinha Rei também conhecida como Borboleta-caixão-de-defunto ou Thoas Andorinha (Papilio Thoas) é uma borboleta da família Papilionidae.


A envergadura de suas asas normalmente atinge 13 centímetros. Agitada, mesmo quando pousa em algum lugar continua a bater suas asas.
Uma das curiosidades, ainda em sua fase lagarta, diz respeito a ameaças que sofre e das quais se livra de forma singular.

Quando se sente ameaçada, ela costuma repelir o invasor com a secreção de substâncias de odor indesejável, produzido por um órgão específico, o osmetério (localizado no dorso de seu primeiro segmento torácico, é considerado um órgão de defesa).


Depois desta fase, ela cresce e vira pupa. Desta forma, fica vários dias protegida dentro de um casulo, mas com um detalhe: sem comer. Quando o casulo se rompe, eis a beleza em forma de borboleta.


Alimentação

larvas se alimentam em plantas da família do citrino, Rutaceae . Os adultos se alimentam de néctar de Laranja , Caesalpinia e Bougainvillea entre outras espécies.

Reprodução

Os ovos são postos sobre vegetais. Pode ser a capeba, a pariparoba, o cipó-de-cobra ou plantas cítricas. E a razão é simples: em sua fase lagarta, ela alimenta-se das folhas dessas plantas. Na aparência, lembra fezes de pássaros.


Habitat e Distribuição Geográfica

Vive em clareiras nas matas, geralmente em regiões ensolaradas. Pode ser encontrada nos Estados Unidos e México, algumas partes da América do Sul.


Espécie muito comum no Brasil, é vista o ano todo.

0 comentários: