Órix-de-cimitarra



Reino: Animalia
Filo:
Chordata
Classe:
Mammalia
Ordem:
Artiodactyla
Família:
Bovidae
Gênero:
Oryx
Espécie:
O.
dammah
Nome científico:
Oryx dammah



Descrição
Estes animais podem ter entre um metro e um metro e vinte de altura, ter até dois metros e trinta de comprimento e pesar entre 110 e 200 quilos. Já os seus grandes chifres podem ter cerca de um metro de comprimento, quer nos machos quer nas fêmeas.


Sua pelagem é branca com pescoço e parte dos oubros vermelho e castanho e manchas negras na testa e abaixo do comprimento do nariz.

Viviam até cerca de 20 anos no estado selvagem, um pouco mais em cativeiro.

Alimentação
Os animais desta espécie alimentam-se de ervas, folhas, frutos e raízes.


Estado de conservação

Extinto na Natureza. O desaparecimentos dos habitats destes animais pela pressão exercida pelos humanos, a caça e a concorrência dos animais domésticos, podem ter sido as principais causas para o desaparecimento destes animais no estado selvagem. Existem no entanto bastantes destes animais um pouco por todo o mundo em zoos e quintas particulares, só nos Emirados Árabes Unidos estima-se haver mais de 4000 em quintas privadas.

Estão a ser também criados algumas centenas em parques naturais e reservas de vários países da região que desenvolvem um projecto comum de reintrodução para dentro de alguns anos, até lá o objectivo é fazer aumentar os números nesses locais e aumentar a variedade genética, realizando trocas de animais entre si e entre os parques zoológicos envolvidos na protecção da espécie. O maior grupo encontra-se em Marrocos, no Parque Nacional de Souss-Massa e tinha mais de 240 animais monitorizados.

Também nos Estados Unidos se estima existirem algumas centenas de animais em ranchos privados, que podem ajudar na preservação da espécie.


Reprodução

A maturidade sexual nesta espécie é atingida por volta dos dois anos. A gestação dura entre 8 meses e oito meses e meio, findos os quais nasce geralmente apenas uma cria com cerca de 10 quilos.


Habitat e Distribuição Geográfica

O Orix-de-cimitarra era endémico da região do Norte de África. Os países e regiões de onde era nativo são; Argélia, Burkina Faso, Egipto, Líbia, Mali, Mauritânia, Marrocos, Nigéria, Senegal, Sudão, Tunísia e Saara Ocidental.

Os últimos exemplares vivos foram registados no Níger e Chad, no início dos anos 90 do século passado, pelo que se supõem que se tenha extinguido na natureza, apesar de alguns relatos de avistamentos, que nunca se vieram a mostrar minimamente consistentes.

Eram animais que viviam nas estepes e nas margens dos desertos, em grupos que podiam ir de 40 a mais de 100 animais, dependendo da quantidade de alimento e água disponível. Nas épocas de maior seca os grupos aumentavam de tamanho, quando havia mais água disponível os grupos fragmentavam-se, liderados por machos dominantes.

0 comentários: