Rã de olhos vermelhos



Individuo jovem


Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Anphibia
Ordem:
Anura
Família: Hylidae
Género: Agalychnis
Espécie: A. callidryas
Nome científico: Agalychnis callidryas



Descrição
A rã de olhos vermelhos (Agalychnis callidryas) é uma espécie de rã arborícola do gênero Agalychnis, pertencente à família hylidae. Essa rã é nativa das florestas tropicais da América Central, desde o sul do México até o norte da Colombia, e costumam viver próximas a rios e lagos.
Alimentam-se de insetos e outros pequenos invertebrados.

Essas rãs possuem aproximadamente 7 centímetros de comprimento e tem uma coloração colorida. Apesar disso, ao contrário da maioria dos anfíbios coloridos elas não possuem veneno.

Sua característica mais marcante são os olhos vermelhos que parecem brilhar no escuro.
Rãs jovens são normalmente de cor marrom e se tornam verdes à medida que amadurecem, embora rãs adultas podem mudar sua cor ligeiramente, dependendo do humor e ambiente.
Vivem cerca de 5 a 10 anos e começam se reproduzir a partir dos 2 anos.


Alimentação

A rã de olhos vermelhos são carnívoros e comem grilos, mariposas, moscas e outros insetos, e têm-se registro de comer outras pequenas rãs.


Reprodução

Na época do acasalamento, quando a precipitação é mais elevado, os machos da rã de olhos vermelhos emitem sons parecidos com "chack" para chamar a atenção da fêmea,Após a fêmea o aceitar, a fêmea escolhe uma folha sobre uma poça ou lagoa grande e coloca seus ovos, equanto o macho os fecunda.

Os ovos se desenvolvem em girinos de pequeno porte, que eclodem depois de vários dias e caem na água abaixo e depois de varias semanas completam sua metamorfose e se transformam em miniaturas de seus pais.

Habitat e Distribuição Geográfica
Habitam áreas próximas a rios e lagoas nas florestas do sul do México , através da América Central , ao Norte da Colômbia.

0 comentários: