Papagaio-verdadeiro



Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem:
Psittaciformes
Família: Psittacidae
Género: Amazona
Espécie: A. aestiva
Nome científico: Amazona aestiva



Descrição
O papagaio-verdadeiro mede até 85 cm, pesando 400 gramas. Parte da cabeça é amarela na área próxima aos olhos, com fronte e loros azuis, o encontro das asas e base da cauda é vermelho.

Papagaio-verdadeiro, também conhecido pelos nomes de acamatanga, papagaio-baiano, acumatanga, ageru, ajuruetê, ajurujurá, camatanga, curau, papagaio-comum, papagaio-curau, papagaio-de-fronte-azul, "papagaio boiadeiro"
papagaio-grego e trombeteiro (Amazona aestiva), é uma ave da família Psittacidae.

Como todo psitacídeo, vive rigorosamente aos casais, permanecendo unidos pela vida inteira.
A cor da íris dos adultos é amarelo-laranja no macho ou vermelho-laranja na fêmea, onde se destaca um fino anel externo vermelho, os imaturos têm íris marrom uniforme.
O bico é negro no macho adulto. É uma das espécies mais belas e inteligentes de aves do planeta e sua expectativa de vida é de 80 anos.


Infelizmente ainda é muito procurado como animal de estimação (xerimbabo - na língua indígena), pelo motivo de ser considerado um falador, aprende a pronunciar palavras, imitar músicas, latir, tossir, rir; é importante enfatizar que esta espécie é apta ao arremedo condicionado.

Estão entre as aves mais inteligentes do mundo.
Daí ser uma das maiores vítimas do tráfico de animais no Brasil.
Oitenta por cento dos animais apreendidos pela polícia florestal são papagaios-verdadeiro.


Alimentação

Sua alimentação na natureza é a base de castanhas, frutas silvestres e sementes, principalmente leguminosas, aprecia muito os cocos de palmeiras.


Na natureza procuram seu alimento tanto nas copas das árvores mais altas, como em certos arbustos frutíferos. Subindo na ramaria utilizam o bico como um terceiro pé; usam as patas para segurar a comida, levando à boca. Gostam mais das sementes do que da polpa da frutas.

São atraídos por árvores frutíferas como mangueiras, jabuticabeira, goiabeiras, laranjeiras e mamoeiros.


Reprodução

Nidificam em troncos ocos de palmeiras e outras árvores e regularmente em buracos de barrancos. O casal permanece junto no ninho, mesmo durante o dia. Os ovos são pequenos, brancos e arredondados, a postura é de 4 ovos.


Habitat e Distribuição Geográfica

É encontrado em mata úmida ou seca, em beira de rios e cerradões desde a Bolívia, Paraguai e Norte da Argentina. No Brasil, ocorre do Nordeste, mais especificamente em Piauí, Pernambuco, Bahia, pelo Brasil central nas Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, ao Rio Grande do Sul.


Desde a década de 90 tem sido observados com crescente frequência na Grande São Paulo. Provavelmente, escapes de cativeiros contribuiram para isso, mas é certo que estas aves tem se adaptado e se reproduzido na Capital paulista.

1 comentários:

Animal em Risco disse...

Obrigado pelas visitas, Mika, também gosto muito ver o seu blog, e pelo mesmo motivo que você, não é em todas as postagens que têm um comentário meu rsrsrs! Obrigado pela sugestão do template, estaremos analisando e te daremos um retorno!

Animal em Risco
O Blog Selvagem!