Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Osmeriformes
Família: Opisthoproctidae
Género: Macropinna
Espécie: M. Microstoma.
Nome científico: Macropinna Microstoma
Macropinna microstoma é a única espécie de peixe do gênero Macropinna.
É reconhecido por um altamente incomum cúpula transparente cheio de fluido em sua cabeça, através do qual as lentes dos olhos podem ser vistos.
Desde que o Macropinna microstoma de foi descrito em 1939, os biólogos marinhos sabiam que seus olhos tubulares eram muito bom na captação de luz.
Entretanto, um novo papel foi descoberto por Bruce Robison e Kim Reisenbichler, que mostram que esses olhos incomuns podem girar dentro do protetor transparente que "cobre" a cabeça do peixe. Isto permite que o Barreleye (Olhos Tubulares - nome popular) possa olhar para cima e também focalizar o que esta em sua frente quando está comendo.
A descrição da espécie não mostrava essa característica, e os autores acreditam que esta é uma estrutura frágil e seria destruída no momento em que os peixes foram trazidos à superfície nas redes. Diversas espécies dos peixes abissais na família Opisthoproctidae são chamadas " Barreleyes" porque seus olhos possuem forma tubular.
M. microstoma tem uma boca pequena e a maioria de seu corpo é coberto de escamas grandes.
O peixe normalmente fica quase imóvel na água, a uma profundidade de cerca de 600 metros (2.000 pés) para 800 metros (2.600 pés), usando suas nadadeiras grandes para a estabilidade e com os seus olhos voltados para cima.
Isso permite que o peixe consiga estabelecer uma espécie de rota luminosa até o seu alimento, pequenas águas vivas bioluminescentes e outros animais que emitem luz, como peixes e pequenos moluscos.
Peixe com tamnho medio de 5 cm e vivem desde o norte do Pacífico: Mar de Bering para o Japão e Baixa Califórnia, México.
Peixe de Cabeça Transparente
Marcadores: PeixesPostado por MiKa às 00:45
Assinar:
Postar comentários (Atom)
© Copyright. Blog do Zoo Virtual do Brasil. Todos os direitos reservados © By Zoo virtual 2009-2015
0 comentários:
Postar um comentário