Anu-preto


Foto: Mário Gomes



Reino:
Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem:
Cuculiformes
Família: Crotophagidae
Gênero: Crotophaga
Espécie:
C. ani
Nome científico: Crotophaga ani


Descrição
Anu-preto (
Crotophaga ani) é uma ave da família Crotophagidae que ocorre da Flórida à Argentina e em todo o Brasil. Gosta de sol e toma banho na poeira, ficando a plumagem às vezes com a cor da terra ou de cinza e carvão.
Para se aquecerem aglomeram-se em bandos desordenados, geralmente formados por 7 a 15 indivíduos.
Conhecido como anu-pequeno ou simplesmente anum (no Pará), este pássaro se adaptou muito bem às regiões cultivadas do País, tanto que é considerado muito sociável e encontrado inclusive em grandes cidades. De corpo franzino e de um preto uniforme, medindo 36 cm, vive sempre em bando.

O curioso é que ele possui mais de uma dúzia de vozes diferentes e dois tipos de "alarmes": um que todo o grupo entende e se empoleira em pontos visíveis e um outro, quase um grito, emitido quando um gavião se aproxima. Resultado: o bando some no matagal em questão de segundos. Vive nas paisagens abertas com moitas e capões entre pastos e jardins Não voa bem em lugares muito abertos, pois é lento, mas é bem adaptado para voar em áreas de mata não muito fechadas ou mistas com campos. Sempre andam em pequenos bandos, até 5 a 7 aves que voam de um lugar para o outro (no máximo uns 50m), sempre saindo primeiramente o líder e logo após os outros do bando.

No Rio Grande do Sul é uma ave muito discreta, frequentemente vista, mas que não aparece em áreas habitadas. Esta ave possui uma beleza diferenciada, quando se oberva seu vôo lento e harmonioso dentro de uma mata, ou em áreas tipo savana.


De corpo fino, bico alto, forte e curto, cauda comprida. Totalmente de cor preta. Sem dimorfismo sexual.


Alimentação

Alimenta-se de
artrópodes como gafanhotos, percevejos, aranhas, miriápodes e pequenos vertebrados como as lagartixas e camudongos,peixes, capturam pequenas cobras e rãs; periodicamente comem frutas, bagas, coquinhos e sementes.

Caçam coletivamente no campo, o bando espalha-se no chão, em um semicírculo, distantes uns dos outros por 2 a 3 metros. Ficam imóveis e atentos e ao aparecer um inseto, a ave mais próxima salta e o apanha.


Reprodução

Põe de 4 a 7 ovos de cor azul-esverdeada com uma camada calcária, o ovo tem 14% do tamanho do anu-preto fêmea. Os ninhos são feitos de ramos, folhas, geralmente são coletivos e auxiliados pelos machos e filhotes das crias anteriores. A incubação dura de 13 a 16 dias. Quando nascem ainda não voam, então ficam perto do ninho, e são alimentados pelos pais.


Habitat e Distribuição Geográfica

Ocorre da Flórida à Argentina e também em todo o Brasil. Habitando brejos, cambarazal, campo e cerrado, mas também é encontrado nos parques e áreas gramadas das cidades, inclusive as grandes, como São Paulo e Rio de Janeiro.

1 comentários:

Rárisson Sampaio disse...

Nossa, só o que tem em frente a minha casa são esses anus. Adoro ouvir o som que eles fazem!

Belo post!