Lagarto azul de Górgona




Reino: Animalia
Filo:
Chordata
Classe:
Sauropsida
Ordem:
Squamata
Família:
Polychrotidae
Género:
Anolis
Espécie:
A. gorgonae
Nome científico:
Anolis gorgonae

O Anolis gorgonae é um pequeno lagarto encontrado apenas na ilha de Górgona, na Colômbia.

É o único lagarto azul do mundo.
Eles geralmente são vítimas do lagarto basilisco.
Eles são ameaçados de extinção pelo desmatamento, a maior quantidade de danos ao seu habitat ocorreu quando uma prisão foi construída na ilha. Foi proposto que alguns indivíduos podem ser capturados por um programa de reprodução em cativeiro. Acima do chão da floresta, na remota ilha colombiana de Górgona, vive um lagarto de pele azul brilhante, rivalizando com a cor do céu.

Anolis gorgonae, ou anole azul, é uma espécie tão esquiva e rara que cientistas não têm sido capazes de fornecer uma estimativa de sua população.

Devido ao habitat isolado e solitário destes lagartos, os pesquisadores sabem muito pouco sobre ele, mas são cativados pela sua coloração estonteante.


O anole azul é verdadeiramente estonteante de se contemplar -- ele é de puro azul, sem diferenciação de cor entre machos e fêmeas.

A maior distinção visual é o papo do macho, como em outras espécies de anole, à exceção de que neste caso o papo é de um branco brilhante, fazendo o contraste do azul ainda mais dramático. A despeito de sua cor impressionante, poucos humanos tiveram sorte o bastante para conhecer o único lagarto totalmente azul do mundo.

0 comentários: