Tubarão-azul




Reino: Animalia
Filo:
Chordata
Classe:
Chondrichthyes
Ordem:
Carcharhiniformes
Família:
Carcharhinidae
Género:
Prionace
Espécie:
P. glauca
Nome científico:
Prionace glauca

O tubarão-azul, tintureira ou guelha (Prionace glauca) é um tubarão da família Carcharhinidae, que se pode encontrar nas zonas profundas dos oceanos (até 150m de profundidade), em águas temperadas e tropicais.

Conhecido como uma das espécies de tubarão com maior capacidade migratória : um espécime monitorado perto das águas do estado de Nova Iorque foi recapturado perto da costa do Brasil.


Como é um tubarão oceânico, tem caráter oportunista (o que o coloca quase perto do galha-branca-oceânico em termos de perigo para náufragos e mergulhadores), podendo seguir navios para comer detritos jogados na água.

Tem o hábito de formar pequenos grupos para migrações, suas presas mais frequentes são: peixes, lulas, pequenos cações, caranguejos, aves marinhas e crustáceos.

Seu tamanho pode chegar a 4m e 240kg, no total, mas normalmente não passa dos 2,5m e 70kg (algumas fontes na literatura dizem já ter sido encontrados exemplares com mais de 6m de comprimento).

Possui corpo esguio e focinho longo e pontudo. Dentes triangulares, pontudos e serrilhados e curvados na mandibula superior, em várias fieiras. Possuem a coloração azul-escuro no dorso, azul mais claro nos flancos e branco nos ventres. As pontas das nadadeiras costumam ser mais escuras.

Também conhecido como: Tubarão-de-focinho, Mole-mole, Focinhudo e Bico-doce.



0 comentários: