Tartaruga aligator



Reino: Animalia
Filo:
Chordata
Classe:
Sauropsida
Ordem:
Testudines
Família:
Chelydridae
Género:
Macrochelys
Espécie:
M. temminckii
Nome científico:
Macrochelys temminckii


Descrição

A
tartaruga aligator (Macrochelys temminckii, por vezes chamada de Macroclemys temminckii) é uma espécie de tartaruga de água doce da família Chelydridae. É a única espécie do gênero Macrochelys.

Esta espécie habita os rios, lagos e pântanos do sul dos Estados Unidos da América. O nome "tartaruga-aligator" ou "tartaruga-crocodilo" é devido ao seu grande tamanho (é a maior tartaruga de água doce da América do Norte) e sua potente mordida que é usada para abocanhar presas.
Apesar de maior do que sua prima, a tartaruga mordedora, a tartaruga aligator é menos agressiva.

Sua carapaça com placas (que aumentam a semelhança com o aligator) e frequentemente coberta de algas, ajuda a tartaruga a se camuflar. Mantendo-se imóvel no fundo de um lago ou pântano, ela espera pacientemente até que uma presa aproxime-se para então abocanhá-la com as poderosas mandíbulas.

Este animal possui um apêndice curioso preso à lingua que lembra uma minhoca ou outro verme. Isto serve como isca para peixes e outros animais. Imóvel com a boca aberta debaixo d'água, a tartaruga balança a pequena isca, atraindo a refeição direto para dentro da boca.
Chega a pesar em torno de 110 Kg e seu tamanho varia enter 1,16 e 1,32 cm da ponta do focinho a ponta da cauda.

Sua expectativa de vida costuma ser de 20-30 anos, mas já foram documentados indivíduos com até 70 anos ou mais.


Alimentação

Sua dieta é onívora, consistindo-se basicamente de peixes, mas incluindo praticamente tudo que elas conseguirem pegar e engolir, tal como carcaças de animais mortos, invertebrados aquáticos, anfíbios, pequenos répteis e tartarugas menores. Costumam caçar mais ativamente à noite.


Reprodução

O acasalamento ocorre anualmente, no início da primavera. A fêmea constrói um ninho e coloca uma base de 10-50 ovos cerca de 2 meses depois do acasalamento.


A incubação leva 100-140 dias, e filhotes surgem no início do outono.


Habitat e Distribuição Geográfica

Esta espécie habita os rios, lagos e pântanos do sul dos Estados Unidos da América espalhados pelos estados do Alabama, Arkansas, Flórida, Geórgia, Illinois, Indiana, Iowa, Kansas, Kentucky, Louisiana, Maryland, Mississippi, Missouri, Carolina do Norte, Oklahoma, Carolina do Sul, Tennessee e Texas.

0 comentários: