Iguana-listrada-de-Fiji


Reino: Animalia
Filo:
Chordata
Classe:
Sauropsídeos
Ordem: Squamata
Família:
Iguanidae
Género:
Brachylophus
Espécie:
B. fasciatus
Nome científico:
Brachylophus fasciatus



Descrição
Iguana-listrada-de-Fiji (
Brachylophus Fasciatus) é uma espécie de iguana arborícola encontrada na ilha de Fiji e outras pequenas ilhas próximas.

Atualmente encontra-se em perigo de extinção.

É uma das poucas espécies de iguanas encontrado fora do Novo Mundo e um dos membros mais geograficamente isoladas da família Iguanidae.

As populações dessas iguanas têm vindo a diminuir ao longo do século passado, devido à destruição do habitat e, mais significativamente, a introdução de de animais como o mongoose e de gatos para as ilhas.


A espécie é diurna , gastando seus dias de forrageamento e cuidando de seus territórios de dia e de se retirar para as copas das árvores durante a noite. As iguanas-de-Fiji são considerado um tesouro nacional pelo governo de Fiji, e tem sido destaque em selos postais , moedas e agenda de telefones.


Alimentação
São herbívoros , alimentando-se das folhas, frutos e flores de árvores e arbustos, flores de hibisco particularmente da árvore Vau (
Hibiscus tiliaceus ) e frutas como banana e mamão.

Filhotes em cativeiro têm sido observados comendo insetos; No entanto, os adultos normalmente não


Reprodução

Namoro é semelhante a outras iguanas, com os machos se aproximando pelas costas da fêmea. A época de reprodução ocorre durante o mês de novembro. A iguana-listrada-de-Fiji é ovípara e tem um longo período de incubação de 160-170 dias.

As fêmeas guardam o ninho de 3-6 ovos, que é incomum para iguanas. Os filhotes emergem de seus ovos na estação chuvosa.

Habitat e Distribuição Geográfica
Iguana-listrada-de-Fiji é endêmica das Ilhas Fiji e é encontrado nas ilhas de Wakaya, Moturiki, Beqa, Vatulele, Ono, Dravuni, Taveuni, Nggamea, Vanua, Balavu, Avea, Vatu Vara, Lakeba, Aiwa, Oneata, Vanua Levu, Totoya, Kabara e Fulaga.

Ela foi introduzida à Ilhas Tonga, Novas Hébridas, e Wallis Iles 300 anos atrás. Ela foi introduzida para Vanuatu como selvagens animal na década de 1960. A população atual selvagem é menos de 10.000 indivíduos em 29 subpopulações distintas.

Iguana-listrada-de-Fiji habitam a maior parte dos habitats imperturbável nestas ilhas, a partir de florestas de nuvens altas a baixas pântanos costeiros.

1 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa matéria. Adorei

Quem gosta de répteis e zoologia geral sugiro visitarem também o site www.biosreplicas.com

O zoovirtual está de parabéns