11 agosto, 2011

Tubarão-lixa






Reino: Animalia
Filo:
Chordata
Classe:
Chondrichthyes
Ordem:
Orectolobiformes
Família:
Ginglymostomatidae
Género:
Ginglymostoma
Espécies:
G. cirratum
Nome científico:
Ginglymostoma cirratum


Descrição
Ginglymostoma cirratum
, chamado ainda de tubarão-lixa, tubarão-enfermeiro ou de lambaru, é uma espécie de tubarão da família Ginglymostomatidae, ordem Orectolobiformes.

Pode medir até 4 m de comprimento. É uma espécie ovípara, sendo que a fêmea pode colocar até 30 ovos.Pode chegar aos 500 kg de peso. As fêmeas são maiores do que os machos e medem entre 1,2 e 3 m , enquanto que os machos maduros medem entre 2,2 e 2,57 m.

Possui pequenos dentes, mas extremamente poderosos, pontiagudos e todos semelhantes, tanto no maxilar superior como no inferior. Focinho curto e plano possui todas sua dobras braquiais à frente da origem das barbatanas peitorais. Nadadeiras com pontas arredondadas e a primeira nadadeira dorsal maior que a segunda. A superfície dorsal e os flancos são de coloração marrom claro grisalho, com manchas escuras vermelhas ou marrons, dispersas sobre o corpo, e a superfície ventral é branca.


Sedentários e fica imóvel por longos períodos no fundo arenoso, em águas rasas. Dormem empilhados um em cima do outro chegam a formar pilhas de até 30 indivíduos. Durante o dia repousam em fundos de areia ou em grutas de fundo de areia, parecendo dormir, mas ao contrário, à noite são muito activos e bastante vorazes. Possui nado poderoso mas suave, sendo mais ativo à noite.
Esta espécie é mais densa do que a água, mas retém ar em seu estômago para regular a flutuação.

É encontrado só ou em grupos, que têm fins alimentícios ou reprodutivos. É uma espécie altamente migratória, deslocando-se para maiores latitudes no verão e em direção equatorial no outono e inverno.

Não são perigosos, embora não se possa dizer que não são de todo agressivos.
O tempo médio de vida destes animais é de 25 anos.

Alimentação

Peixes que habitam no fundo do mar, camarão, lula, polvo, caranguejo, lagosta e outros. Sua barbicha o auxilia na caça, que é feita na maioria das vezes durante a noite.

Grupos desta espécie se alimentam de forma cooperativa, rodeando e concentrando cardumes de presas para logo devorá-los.


Reprodução

Ovovípara, que apresenta ovofatia ou canibalismo uterino. Normalmente tem duas crias por gravidez, uma em cada útero.

Os ovos saem do ovário e em seu trânsito pelo oviduto são fecundados em cerca de 16 a 23. Porém, entre a fertilização e o nascimento somente um embrião prevalece, devorando seus irmãos antes do nascimento. Quando o embrião chega aos 17 cm , já possui dentes cortantes e funcionais.
E aos 26 cm se desprende nadando dentro do útero.

O tamanho ao nascer é de aproximadamente 1 metro e o período de gestação dura entre 8 e 10 meses. Só atingem a maturidade sexual com 15 a 20 anos de idade.


Habitat e Distribuição Geográfica

Habita o fundo do mar em águas litorâneas, mornas desde a superficie até uma profundidade de 60 metros.


Se distribuem por todo loitoral brasileiro, e litoral africano, e pelo mar do caribe e america do norte.




Nenhum comentário:

Postar um comentário