COBRAS DE DUAS CABEÇAS

http://www.unb.br/ib/zoo/grcolli/jalapao/Amphisbaenaalba.jpg



Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem:
Squamata
Família:
Amphisbaenidae
Género: Amphisbaena
Espécie: A. alba
Nome científico: Amphisbaena alba
Nome vulgar: Cobra-cega
Nome em inglês: White-bellied wormlizard


Lenda e mitos
A imaginação p
opular é repleta de mitos e lendas e quando o assunto é serpente os produtos da imaginação tornam-se ainda mais férteis.Quem já não ouviu falar da Medusa e sua cabeça adornada por inúmeras víboras ou da Hidra de Lerna que tinha inúmeras cabeças de serpente?

Mitos e boatos a parte, há quem jure já ter visto uma cobra de duas cabeças. Será possível? Podemos dizer tratar-se de uma meia verdade.

Explicando melhor, existem duas possibilidades. Vez por outra, jornais sensacionalistas noticiam a existência de uma cobra com duas cabeças, uma do lado direito e outra do lado esquerdo. São casos raros de espécimes teratogênicos, isto é aberrações do mundo animal, produtos de algum erro geneticamente determinado.

A outra possibilidade é na verdade um fato natural que diz respeito aos anfisbenídeos, répteis serpentiformes, sem patas, que são popularmente conhecidos como cobras de duas cabeças.

Neste caso, que não representa qualquer aberração genética, o animal teria uma cabeça anterior e outra posterior. Claro que isso não é verdade. O fato é que a natureza dotou esses répteis de uma cauda curta, arredondada e muito parecida com uma segunda cabeça.

Assim como muitas pessoas, outros animais, incluindo os predadores em potencial, podem confundir a cauda com a cabeça.

Descrição
O corpo, coberto de pequenas escamas com sulcos longitudinais e transversais; tem uma coloração que varia de branco e bege-escuro. Atinge 60 cm de comprimento e tem forte musculatura.

Quando molestados, os anfisbenídeos movimentam a cauda como se fosse uma cabeça, chamando ainda mais a atenção do predador. Se tiver de ser atacado, é melhor que isso ocorra na cauda e não na cabeça.

Na verdade, os anfisbenídeos são incluídos no grupo dos lagartos. Como as serpentes, evoluíram a partir de lagartos que viveram a vários milhões de anos atrás e se adaptaram a uma vida subterrânea. Por isso, têm o corpo roliço, alongado e sem patas.

Ao contrário da maioria das serpentes, que voltaram a viver sobre a terra, as cobras de duas cabeças continuaram apresentando hábitos subterrâneos. São escavadores eficientes, cujo crânio fortemente ossificado é extremamente resistente para forçar a terra quando estão abrindo galerias subterrâneas. Podem viver uns 20 anos.

Alinentação
Pequenos invertebrados, incluindo artrópodes, larvas de cupins e outros insetos.
Carnívoros, em cativeiro alimentam-se de insetos e recém-nascidos de camundongo.

Reprodução

São répteis ovíparos cuja biologia reprodutiva ainda é muito pouco conhecida, mas sabe-se que põe de 2 a 8 ovos sob o solo.


Distribuição geográfica

Vivem na América do sul habitando áreas de florestas e planícies, sob o solo, podendo ser encontradas em cerrados e campos.

8 comentários:

GCalmon disse...

Bom dia,
Gostaria de saber se a "cobra de 2 cabeças" - Amphisbaena alba - é venenosa. Não aparenta ser mas, como sou leigo no assunto, fica a questão.
Hoje nossos gatos trouxeram + 1 para dentro de casa, conseguimos salvar a cobra e devolvemos ao jardim.
Grato.

MiKa disse...

Muito bom dia Geraldo, é otimo ver a participação com duvidas no meu blog, vamos as explicações, primeiro, a dois animais muito parecidos entre si na aparencia mas não se engane um é um reptil que é a Amphisbaena que existem varias espécies não so a alba, e o outro é um anfibio chamado de giminofiona que é um anfibio com o corpo no formato serpentiforme ou seja em forma de serpente, mas pode ficar tranquilo pois os exemplares de todas as espécies descritas são totalmente infensivas quanto assunto peçonha e veneno, so que a Amphisbaena tem uma boca visivel e cheia de dentes ao contrario da giminiofiona que não é bem visivel sua boca, a unica coisa que é perigoso e levar uma mordida da Amphisbaena fora isso não ha problemas, lembrando que estou falando de espécies brasileiros pois não tenho conhecimento sobre espécies existentes em outros paises.

Obrigado pela participação e espero ter lhe esclarecido quanto a sua duvida.

GCalmon disse...

Mika, bom dia.
Agradeço os esclarecimentos. Minha preocupação é com os gatos, que na falta do que fazer trazem estes "presentinhos" para dentro de casa. A maioria conseguimos salvar e devolvemos ao jardim.
No caso em questão, com certeza não é anfíbio.
Quando tiver outra dúvida, retorno blog.
Abraços.
GCalmon.

Edson Santos disse...

boa tarde gostaria de saber se uma criança for mordido por uma Amphisbaena alba, e perigoso, ocorre algum problema com a criança. pois muitos falam que se for mordido a pessoa ao a criança pode ficar cego e depois pode vir a obito. gostaria de saber pois ontem fui para a roça com minha familia e meu menino de 9 anos foi mordido por uma Amphisbaena alba (cobra de duas cabeças).

MiKa disse...

Bom, Edson, quanto ao perigo de risco de vida ele não existe, pois a cobra de 2 cabeças como dito nos comentários acima, não são nem peçonhetas e nem venenosas.

o que pode ocorrer é algum tipo de infecção local se não for bm limpa a arpea no local do ferimento, por causa da ação de bactéria, que podem haver na boca do animal ou no ambiente da lesão, mas se tiver sido bem higienizado o local do ferimento logo após o acidente, vai ficar tudo bem, e logo ele vai estar pronto pra novas aventuras na roça.

E em qualquer sinal de infecção é bom consultar um médico.

Espero ter esclarecido sua dúvida, abraços.

quadrangular de st marta disse...

Posso criar cobra cega em cativeiro pois achei uma no alface

Anônimo disse...

eu queria saber de onde essa cobra vem de q país

Anônimo disse...

quanto ela pesa?